Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 15 de novembro de 2008

Algures muito próximo do Céu

A orquestra barroca de Amsterdão, dirigida por Tom Koopman, executa a " Paixão segundo S.Mateus ", de J.S.Bach

A eterna demanda em busca da Luz





sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Regenerar o Capitalismo com Durão Barroso???!!!

«Os líderes do G20 reunem este fim de semana para desenhar uma nova arquitectura do sistema financeiro mundial, numa reedição da conferência de Bretton Woods. Conheça os desafios e as soluções.», Luís Rego, Diário Económico, 14/11/2008


Durão Barroso em entrevista ao Expresso, a publicar na edição de 15/11/2008.
" À medida que a crise se acumulava, a resposta dos dirigentes não foi procurar um novo rumo, cortar nas despesas reais e militares, tentar ganhar novas terras por meio de socalcos, ou encorajar a limitação de nascimentos ( os maias podem ter tido meios de o fazer ). Não, firmaram os pés e continuaram a fazer o que sempre tinham feito, apenas com mais intensidade. A solução deles foi pirâmides mais altas, mais poder para os reis, trabalho mais pesado para as massas, mais guerras com o estrangeiro. Em termos modernos, a elite maia tornou-se extremista, ou ultra-conservadora, espremendo as últimas gotas de lucro na natureza e na humanidade."


Excerto de " Breve História do Progresso ", de Ronald Wright, Trd. José Couto Viana

Jimi Hendrix -" Foxy Lady "

...



Cut Copy - "Hearts on Fire"

Lago Baikal*


* Reportagem fotográfica no lago Baikal(Rússia), por Loic Vizzini, Libération, 14/11/2008

Eu tenho um sonho...

" Eu tenho um sonho: o de que os homens, um dia, se ergam e compreendam que foram feitos para viverem uns com os outros como irmãos.
Eu tenho um sonho: o de que um dia todos os negros deste país, todos os homens de cor do mundo inteiro serão julgados pela sua personalidade e não pela cor da sua pele.
Eu tenho um sonho: o de que um dia as barrigas vazias ficarão cheias, a fraternidade seja mais do que uma simples palavra no final da oração.
Eu tenho um sonho: o de que um dia a guerra acabe, os homens transformem as suas espadas em relhas de arado e as suas lanças em foices, as nações deixem de lutar entre si e nunca mais enfrentem a guerra (...).
Com esta fé, saberemos esculpir uma pedra de esperança na montanha do desespero.
Com esta fé, poderemos trabalhar juntos, orar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, conservar a liberdade juntos. Esse será um dia maravilhoso. As estrelas da manhã cantarão em uníssono e os filhos de Deus soltarão gritos de alegria."

Excerto do último sermão de Natal, de Martin Luther King, em 1967, Trd. do Público, incluído no livro " Os Génios do Cristianismo ", de Henri Tincq

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

The Last Poets - "Niggaz Are Scared Of Revolution"

Leilão do espólio de Fernando Pessoa


«A família se comprometeu a vender o espólio do autor ao governo português na época em que negociou os documentos que hoje estão na Biblioteca Nacional e na Casa Fernando Pessoa, ambas em Portugal.
O pesquisador Jeronimo Pizarro Jaramillo, que fotografou os documentos que agora vão à leilão, ficou surpreso quando a família anunciou que iria leiloar parte do espólio.
Em 2007, Jaramillo se aproximou aos familiares ao saber de um leilão ocorrido em dezembro daquele ano. Autorizado pelos herdeiros, ele passou a registrar os documentos.
"Quando o governo pagou, pagou pela totalidade. O que aconteceu foi descobrir que a família havia ficado com 10% deles [dos documentos]", disse o pesquisador, que também afirmou que o material não foi avaliado devidamente antes de ser colocado à venda. »
Folha de S.Paulo, 12/11/2008

...


" ...ficou na cama, depois, longamente sentindo as coxas e ponderando o quanto lhe parecia diferente ser tocada por um homem que não amava. era certo que um e outro, o maldito ou o mikhalkov, abusavam dela igualmente, conferindo-lhe uma autonomia muito pequena nos gestos do sexo, mas o facto de não amar, que no início talvez lhe tenha sido escondido por uma certa euforia carnal, levava-a a pensar que se agredia mais do que antes. não estava preparada para se pensar como romântica, não o era claramente, mas as coisas pareciam destruir-se, a partir da sua cabeça, sem dúvida, como se entrasse inevitavelmente numa depressão. como se fosse entrando, vendo a boca dentada da depressão, e não conseguisse recuar, alegrar, enfim, o seu espírito. sabia que, na semana seguinte, estaria de novo sob o mikhalkov, sem reacção, acreditando mais ainda que era uma mulher ridícula, profundamente ridícula e sem valor."


Excerto de " o apocalipse dos trabalhadores ", de valter hugo mãe
"...a maria da graça tinha quase quarenta anos e julgava-se tão adiantada na vida que nada esperaria dessas coisas.vivia como quem imaginava pouco futuro e conformava-se, nem pensando muito nisso.estás louca, mulher, dizia-lhe a amiga, és uma cachopa nova e ainda tens muito terreno para plantar, não te deixes ir para baixo, obriga-o a usar preservativo, obriga-o, minha burra.gesticulava como doida a explicar-se enquanto pendurava bacias inteiras de roupa. com o que eu ganho, respondia-lhe a maria da graça, só posso pagar a morte, que a vida é cara de mais para mim. sou uma mulher fraca, essa é a verdade, mas não sou de fugir a nada. hei-de morrer de velha, não há cá doenças para uma coisa como eu."


Excerto de " o apocalipse dos trabalhadores ", de valter hugo mãe

Tus zonas erógenas*

*« Alrededor del tema de las zonas erógenas hay mucha confusión e ideas preconcebidas. Sabemos que, gracias al gran número de terminaciones nerviosas que confluyen en ellas, suelen ser una estupenda manera de conseguir que el acto sexual sea algo más que un simple intercambio de fluidos (por muy lícito y esperanzador que sea para el futuro de nuestra especie). El placer sexual y el grado de comunicación con nuestra pareja (aunque le acabes de conocer en el bar de la esquina) que comporta la estimulación de las zonas erógenas es algo estupendo y grandioso.», Josep Tomás, Cama Redonda, El Mundo Online, 12/11/2008

Juan Diego Flórez

«Juan Diego Flórez ha alcanzado una etapa de su carrera en la que puede permitirse el lujo de invitar a eminentes colegas suyos a grabar con él. Este tipo de iniciativa es relativamente habitual en la música popular, pero, en cambio, es raro o, incluso, inédito, entre las estrellas de la ópera de este calibre. Así lo ha hecho para 'Bel Canto Spectacular', su nuevo disco. «Elegí a aquellos a los que quería invitar. Son todos amigos míos con los que ya había actuado antes. Les llamé e intenté convencerlos. No fue fácil hacer coincidir las agendas. De ahí que sea una suerte que hayan podido formar parte de esta aventura». Esta iniciativa viene a confirmar, por si fuese necesario, la supremacía del tenor peruano en el repertorio. Pero, ¿qué es, para él, el bel canto? «Ante todo, un canto ligado, es decir elegantemente homogéneo. Eso es muy importante. Así como la agilidad y los agudos, que son omnipresentes en el bel canto, sobre todo para el tenor y la soprano. Mucha expresividad, también, porque la orquestación no reúne demasiados efectos dramáticos para apoyarnos. Todo reposa sobre nosotros. Y, por último, la comunicación, el mensaje que hay que hacer pasar».» Roger Pines, El Mundo Online, 12/11/2008

"Ah! Mes Amis" de " La filhe du régiment ", de Donizetti, Viena,01/04/2007

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Belle Époque




Pinturas de Sam Park.

World Press Photo 08, no Forum da Maia




Ver aqui os vencedores no site da World Press Photo.

Portishead -" To Kill A Dead Man "

Murmúrios do Tempo


o apocalipse dos trabalhadores

" o caixão estava fechado e não havia modo de se perceber se o senhor joaquim levava a cabeça ou não, mas era o que se dizia de convicção muito confirmada, que o pobre do bom joaquim havia de se juntar à bininha, morta de amor, sem cabeça. pelo amor que existia entre os dois, todos se lembravam deles como colibris a precisarem de beijar. era doloroso pensar que já não o poderiam voltar a fazer, como se não pudessem mais ser anjos, ter asas, voar, porque o senhor joaquim não teria bico, não teria como ser quem devia. a igreja de vinhais estava cheia e nem se justificava a presença das duas mulheres naquele funeral. choravam muitas pessoas espontaneamente como carpideiras gratuitas e convincentes. para que estariam as duas a facturar cinquenta euros cada, até distraídas do serviço, atónitas com o aparato da cerimónia e caladas. a maria da graça ainda perguntou, não devíamos ter um ar mais pesado, chorar. a quitéria disse-lhe, este já está muito encomendado, se deus ainda não viu isto é porque não quer ver. prestaram atenção ao que iam fazendo as pessoas. chegavam-se ao caixão e punham a mão na madeira, na parte superior, onde por dentro estaria exactamente a cabeça, e lamentavam-se, ai joaquim, que eras tão bom homem e tão amado. ai joaquim, coitado, não vais ter descanso. e diziam assim tais coisas como se soubessem perfeitamente o que estava para lá da vida, capazes de pensar que por não ter cabeça estaria a sua alma decapitada também e sem meios de ver o caminho para a porta do céu. "
" o apocalipse dos trabalhadores ", de valter hugo mãe, Ed. QuidNovi, 2008

A minha discoteca: " Nixon " - Lambchop (CD)



You Masculine You

Nashville Parent


Ver aqui na Wikipédia.

David Byrne -" Make Believe Mambo "

La ci darem la mano

Excerto de " Dom Giovanni ", de Mozart

" - A melhor espécie de mulheres, as mais interessantes, são as piores para nós - recomeçou Hampson. - Por instinto, o seu objectivo é anular o que em nós há de rude, de animal. Além disso, são excessivamente sensíveis... de uma espiritualidade para além do que é humano. Nós, que somos tão pouco rudes quanto se pode ser, tornamo-nos instrumentos nas suas mãos. A vida existe nelas como a electricidade na terra; e nós subtraímos-lhe essa vida em potência, transformamo-la em luz, calor ou energia que depois lhes devolvemos. A mulher comum é uma grande força potencial, uma espécie de acumulador, carregado a partir da fonte da vida. Em nós, essa força torna-se evidente."

Excerto de " A morte de Siegmund ", de D.H.Lawrence, Trd. Ana Falcão Bastos

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed