Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

...

A Piece of Waste Land, 1982

Egberto Gismonti - "Pêndulo"

Cientista brasileiro confirma existência de água em Marte *???!!!

*« A descoberta tem sido motivo de debate entre especialistas. O pesquisador Aaron Zent, do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, em Moffett Field, na Califórnia, reconhece que há sinais de "água descongelada" no solo de Marte --algo como um gel--, mas nega que a substância exista em quantidade significativa. Na missão, ele lidera a pesquisa sobre eletrocondutividade.» Felipe Maia,Folha Online,18/09/2008

Jorge Ben - "Telefone"

Como de vós...

À memória do Papa Pio XII que quis ouvir, moribundo, o "Alegretto" da Sétima Sinfonia de Beethoven

Como de Vós, meu Deus, me fio em tudo,
mesmo no mal que consentis que eu faça,
por ser-Vos indiferente, ou não ser mal,
ou ser convosco um bem que eu não conheço,


importa pouco ou nada que em Vós creia,
que Vos invente ou não a fé que eu tenha,
que a própria fé não prove que existis,
ali que existir não seja a Vossa essência.


Não de existir sais feito, e também não
de ser pensado por quem só confia
em quem lhe fale, em quem o escute ou veja.


Humildemente sei que em Vós confio,
e mesmo isto o sei pouco ou quase esqueço,
pois que de Vós, meu Deus, me fio em tudo.


Jorge de Sena, 11/10/1958

"Alegretto", 7ª Sinfonia de Beethoven, Orquestra Filármonica de Berlim, dirigida por Herbert Von Karajan

Cassius -" I'm A Woman "

Sexo islâmico*

Ilustração : Ricardo Fumanal

*«Antes de continuar, me gustaría precisar que para mí todas las religiones son iguales. No voy a entrar en debates idiotas del tipo "el islam es peor" o "el cristianismo es amor" porque no creo en los Ovnis ni en los fenómenos paranormales. El fanatismo religioso, que conlleva el rechazo, la exclusión, la conversión o el aniquilamiento del diferente, es idéntico, se le rece a quien se le rece. Todas las grandes religiones del mundo han tenido épocas más o menos intransigentes y salvajes, por lo que ninguna de ellas puede permitirse el lujo de mirar a las otras por encima del hombro. Y lo mismo cabe decir de ciertas actitudes o movimientos anti-religiosos. O sea, empate. Será una condición intrínseca al ser humano...», Blog Cama Redonda por Josep Tomás(El Mundo Online)

Objectos de culto!!!!


« Un equipo de arqueólogos y egiptólogos acaba de descubrir, entre las ruinas sumergidas de la mítica ciudad de Alejandría, una vasija de cerámica con una enigmática inscripción en griego que podría ser la referencia más antigua que existe de Jesucristo.» El Mundo Online,18/09/08


«O Museu da Farmácia, em Lisboa, tem exposta uma peça muito original: nem mais do que um preservativo do polémico Marquês de Sade. O contraceptivo é feito em tripa de animal e já pode ser visto na colecção de peças únicas e originais que constituem o acervo histórico dos farmacêuticos, criado em 1996.» Expresso Online,18/09/08

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Young Marble Giants - "The Straight World"

Americanta-"Flying Condor"

" Vivendo no meio da liberdade dos bosques, o índio da América do Norte era miserável, mas não se sentia inferior a ninguém; a partir do momento em que quer penetrar na hierarquia social dos brancos, só pode ocupar o último degrau, pois ingressa pobre e ignorante numa sociedade onde reinam a ciência e a riqueza. Depois de ter levado uma vida agitada, repleta de males e de perigos mas, ao mesmo tempo, de emoções e de grandeza, ele tem de se submeter a uma existência monótona, obscura e degradada. O único resultado que vê desta civilização que tanto enaltecem é o facto de ter de ganhar, com penosos trabalhos e no meio da ignomínia, o pão de que precisa para se alimentar. E nem sempre está seguro de poder alcançar esse objectivo.

Quando os Índios procuram imitar os seus vizinhos europeus e cultivar a terra como eles, ficam imediatamente expostos aos efeitos de uma funesta concorrência. O branco é mestre dos segredos da agricultura. O Índio inicia-se desajeitadamente numa arte que não conhece. Um não experimenta dificuldades em obter grandes colheitas; o outro só com grande dificuldade consegue colher frutos da terra."

Excerto de " Da Democracia na América", de Alexis de Tocqueville, Trd. João Carlos Espada, Ed. Principia

Milhares de Milhões...


«A Reserva Federal norte-americana vai emprestar até 85 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros) à American Internacional Group (AIG) e em troca assume o controlo de 79,9 por cento do capital da gigante seguradora, na tentativa de evitar o colapso de mais um grupo financeiro, como aconteceu há dois dias com o Lehman Brothers.»


«“É preciso investir 30 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros) por ano para duplicar a produção alimentar e eliminar a fome”, considerou Diouf, qualificando este número de “muito modesto” em comparação com as somas destinadas pelos países membros da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) para financiar a sua própria agricultura (376 mil milhões de dólares, 264 mil milhões de euros) ou em armamento (1204 mil milhões de dólares, 847 mil milhões de euros, em 2006).»


Notícias do Público Online de 17/09/2008 e caricatura de Carlos Latuff

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

New York Dolls - "Personality Crisis"

Queens Of The Stone Age - "In My Head"

Para reflectir...

« Al menos 21 personas han fallecido y decenas han resultado heridas la madrugada de este lunes (hora española) en una estampida humana ocurrida en la localidad de Pasuran, en el suroeste de Indonesia. El incidente ha ocurrido en una fila donde 10.000 personas intentaban recoger una gratificación, cumpliendo la costumbre del Zakat, una tradición propia del mes musulmán del Ramadán, que este año coincide con septiembre.»
El País Online de 15/09/2008, citando Agências Internacionais.

Brian Ferry - "Avalon"

" - Que desagradável que tu és! Ela é todas as heroínas do mundo numa só. É mais do que uma só pessoa. Ris-te, mas digo-te eu que ela é um génio. Amo-a, e tenho de fazer com que ela me ame. Tu, que sabes todos os segredos da vida, diz-me como seduzir a Sibyl Vane para que me ame! Quero que Romeu tenha ciúmes de mim. Quero que os amantes mortos do mundo ouçam o nosso riso e se entristeçam. Quero que um sopro da nossa paixão lhes sacuda o pó, reanimando-os, despertando as suas cinzas para de novo sofrerem. Meu Deus, Harry, eu adoro-a."

Excerto de " O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, Trd. Margarida Vale de Gato

The flirt

Filme com Harold Lloyd(1917)

domingo, 14 de setembro de 2008

David Goldblatt - Intersecções intersectadas*




« Com o fim do apartheid, anunciado em 1990 e implementado através de eleições livres em 1994, as estruturas que tinham enformado o trabalho de Goldblatt durante aproximadamente 30 anos deixaram de ser as mesmas. Se, por um lado, tinha ansiado pelo momento de libertação durante a maior parte da sua vida, para Goldblatt aquela mudança fundamental revelou-se profundamente inquietante e originou um inesperado sentimento de alienação. Quando começou de novo para a sua sociedade, ao cabo de alguns anos sem fotografar, e começou a fotografar as marcas e traços que a nova sociedade estava a deixar no país, voltou-se para a fotografia a cores, permitindo-se produzir imagens das paisagens do seu país africano que anteriormente havia considerado inapropriadas, começando a imprimir essas imagens em dimensões que nunca tinha utilizado nos seus trabalhos a preto e branco.»

Guia da exposição David Goldblatt-Intersecções intersectadas*, presente no Museu de Serralves

Hector Zazou & Björk -" Vísur Vatnsenda Rósu "

Honoré Daumier


Honoré Daumier, ver aqui site oficial.

Exposição "Daumier: um génio imortal"(Museu Nacional da Imprensa)

«A exposição celebra o bicentenário do nascimento do francês Honoré Daumier, um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre. Composta por cerca de 30 desenhos, a mostra apresenta algumas peças raras, como as litografias a cores, com destaque para a litografia sobre a guerra civil portuguesa. O desenho, que retrata a disputa da coroa entre D. Miguel e D. Pedro, foi feito em 1833 e é um dos primeiros trabalhos do autor. Esta mostra passará a integrar as exposições permanentes do Museu Nacional da Imprensa, reforçando a Galeria Internacional do Cartoon.»

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed