Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

As raízes da Europa - Umberto Eco*

Além das cristãs, que têm um lobby poderoso, existem as raízes judaicas e as greco-romanas. E o que dizer quanto à herança pagã e às influências do Oriente?

Sobre esse tema eu já tinha escrito em 2003, mas não sou eu quem se repete, e sim a vida. Ocorre-me a história daquele meu amigo que certo dia volta para casa, encontra no escritório o jornal de que é assinante, lê com interesse da primeira à última página e depois percebe que se tratava de um exemplar de cinco anos antes, que por acaso reaparecera em sua escrivaninha. Daquele dia em diante cancelou a assinatura, mas não era culpa do jornal, era e é a monótona repetitividade de certos debates, crises, homicídios, escândalos, polêmicas, promessas e dívidas. Basta ler hoje os artigos sobre o delito de Cogne – um crime famoso ocorrido na Itália, em que a mãe é suspeita de ter matado o filho –, iguais aos de cinco anos atrás.

Mas voltemos ao ponto. Torno a encontrar nos jornais a urgência de inserir um chamado às raízes cristãs da Europa. Com relação a 2003, no entanto, deu-se um passo à frente, e precisamente na linha das observações que nós, então numerosos, havíamos feito: isto é, que as raízes da Europa são não apenas cristãs, mas sim judaico-cristãs. Não podemos esquecer o papel que a Bíblia teve no desenvolvimento da civilização européia (a propósito, recentemente aderi a um abaixo-assinado para que a Bíblia seja estudada nas escolas; não se trata de um fato religioso, é que não vejo por que os jovens tenham de conhecer Catulo e não Jeremias, Príamo e não Salomão).

Todavia, precisamente o fato de que na escola se estudam Príamo e Catulo nos recorda que a Europa surge sobre raízes que não são apenas judaico-cristãs, mas também greco-romanas. À parte a história da arte ou a função do imaginário mitológico em toda a poesia européia, sem Platão e Aristóteles nem sequer a teologia cristã teria existido; não é preciso recordar a presença do direito romano nas instituições européias, e o latim que se gostaria de introduzir novamente na missa foi inventado pelos pagãos e só se tornou cristão por direito hereditário. Mas talvez essas coisas sejam esquecidas porque as raízes cristãs têm um lobby poderosíssimo a apoiá-las, ao passo que as greco-romanas interessam apenas a alguns professores do ensino médio.

Naturalmente alguém poderia observar que seria necessário mencionar também a influência dos povos germânicos e a mitologia nórdica, mas a coisa se tornou patrimônio de neonazistas de cabeça raspada e, portanto, embora com pesar, deixemos para lá.

Enfim, haveria que perguntar por que as raízes judaico-cristãs caracterizariam precisamente a Europa. Não caracterizam também as duas Américas, a Austrália, a Etiópia, a Armênia, as Filipinas? E quanto às raízes greco-romanas, os modelos de Atenas e de Roma estavam bem presentes na mente dos pais da Revolução Americana – e pensemos em quanto a tradição clássica triunfa nas arquiteturas de Washington.

Seriam então precisamente estas raízes a tornarem a Europa única como tal e não, por exemplo, a co-presença de uma pluralidade de línguas e culturas – característica que falta a outras civilizações cristãs como as extra-européias? É com respeito a essa pluralidade que a Europa outrora se dividiu com enorme derramamento de sangue e agora torna a encontrar critérios de convívio e respeito recíproco. Poderíamos acrescentar o sentido do justo equilíbrio entre desenvolvimento rumo ao futuro e culto do passado, que torna a Europa tão ciosa de suas tradições e de seus vestígios. É bem verdade que essa coabitação entre novidade e tradição também é comum, por exemplo, na cultura japonesa, mas o Japão moderno só preserva o Japão antigo, ao passo que a Europa conserva não só as ruínas gregas e romanas e suas catedrais cristãs, mas também a Alhambra muçulmana, sinagogas e restos pré-europeus, de Altamira a Stonehenge.

E, enfim, há mais um aspecto típico da cultura européia: a curiosidade pelas outras culturas e pelos outros países, que esteve na origem tanto das viagens de Marco Polo quanto na de modas discutíveis como o orientalismo – para não mencionar o gosto colonialista de meter o nariz na casa alheia. É verdade que a curiosidade (digo curiosidade científica, e não turística) por países distantes caracterizou também a civilização islâmica medieval, mas não os povos cristãos de outros continentes. Certa noite um consultor do Pentágono, em um jantar durante um congresso, enquanto o informavam sobre o peixe que estava comendo, perguntou se o Mediterrâneo seria um lago salgado. Nenhum europeu culto jamais perguntaria a um americano se o Grande Lago Salgado seria um mar. Enfim, ou colocamos em evidência todas as raízes e todas as características que tornam esta Europa única, ou então não conseguiremos compreender o que é.

* Retirado da edição online da Revista Entre Livros

The Strawbs - " Hero and Heroine "

1975 Live in Tokyo

El rostro desconocido de Auschwitz *


El Museo del Holocausto de Nueva York exhibe 116 fotos de uno de los campos de Auschwitz-Birkenau

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Jens Lekman


"You are the light "

"A Man Walks Into A Bar... "

"A Sweet Summers Night on Hammer Hill "- at the Beachland Ballroom in Cleveland

" Aos dezanove anos, Jens Lekman escreveu no dário: « Se este sonho não se tornar realidade, terei de enfrentar a verdade de que, muito depressa, ficarei velho e amargo ». E, para dar corpo ao sonho - pop, pop, pop, canções pop - e contrariar o envelhecimento precoce, não perdeu tempo e publicou de imediato uma série de singles e EP que, quatro anos depois, em 2004, regravaria para o álbum " When I Said I Wanted To Be Your Dog ", milagre de pequen assombro onde nos dávamos conta de que, muito mais cedo do que ele próprio imaginaria, Sthephen Merritt começava a deixar descedência pelos lugares menos prováveis do planeta... "

Excerto de crítica, de João Lisboa, publicada no Expresso de 15/09/2007, ao álbum " Night Falls Over Kortedala ", de Jens Lekman

" O fim de Lizzie " - Ana Teresa Pereira



Pintura de Oscar Kokoschka



" Numa história de Sherlock Holmes, um homem diz que tem mais amor às pegadas de uma mulher na lama do que ao corpo e à alma das outras mulheres. Aco que essas palavras descrevem o que sinto por Lizzie.

Quando nos conhecemos, éramos ainda crianças. O meu pai e eu tínhamos ido viver para uma aldeia na costa da Cornualha. Há dois quadros de Kokoschka em Londres que me fazem lembrar esses tempos: um deles está no Tate e, como as outras paisagens do pintor, mostra um mundo em movimento, nuvens, mar, rochas, casas, barcos de pesca e uma solitária gaivota em primeiro plano; o outro, que está no Courtauld Institute, é ainda mais tempestuoso, o lugar é o mesmo mas o pintor aproximou-se, as casas desapareceram ( quase desapareceram) e ficaram as rochas e o mar, os barcos, duas gaivotas.

O ponto de vista das gaivotas. "



Excerto de " O fim de Lizzie ", conto de Ana Teresa Pereira publicado em duas partes nas edições do Expresso de 08 e 15 de Setembro de 2007

domingo, 16 de setembro de 2007

O filósofo - Tintoretto


A Philosopher
1570
Oil on canvas
Biblioteca Nazionale Marciana, Venice

Christian Williams


"Red", Description: Christian Williams @ The 8th Street Tap Room, Lawrence, Kan., 8/8/07
Ver site aqui.

Christian Williams


"You Ain't Exempt" , Description: Christian Williams at Acadia Cafe, Minneapolis, Minn., 1/27/07

Josef Koudelka


Irlanda, 1972, Fotografía de Josef Koudelka

It Takes Two to Tango *

Astor Piazzolla -" Libertango "

* Por Carlos M. J. Alves , in Storm-Magazine

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed