Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 12 de julho de 2008

Patagónia

Comboio na Patagónia

Ver aqui blog de Mario Favole.

Kings Of Convenience -" I'D Rather Dance With You "

Robert Walser - " O Salteador "(2)

" Todas as mamãs querem que os filhinhos se sintam felizes ao pé delas. E como ele, com todas as suas forças, bem fracas aliás, se revoltava contra o poder da mamã! Era tal e qual um combate, e a criança, como é natural, foi facilmente vencida. A mal ou a bem, a mamã levou-o dali com ela. Os olhos do menino estavam inundados de lágrimas de desespero, mas a mamã não se importou com isso. Uma mamã assim tem mesmo de se fazer obedecer, como é evidente. «Deixa-me ficar com o papá», suplicava o pateta, que era mesmo um patetinha por estar a pedir, a suplicar de forma tão pateta. A súplica não fez mais do que pôr a mamã furiosa, uma vez que, como é bem sabido, existe sempre entre papás e mamãs uma espécie de inveja, uma espécie de ciúme quanto à forma de lidar com os filhos. É evidente que uma mamã não gosta nunca de ouvir o filho dizer que quer ir ter com o pai, visto que isso é como se o filho lhe dissesse que prefere estar com o pai a estar com ela. É uma vergonha que um filho não queira estar ao pé da sua querida mamã."

Trd. Leopoldina Almeida, Ed. Relógio D´Água

Robert Walser - " O Salteador "(1)

" Ninguém diz que as mulheres compreendem as mulheres melhor do que os homens; o homem conhece a mulher de uma forma romântica, a mulher compreende as suas semelhantes de uma forma mais racional, por conseguinte de uma forma mais simples, à maneira do que se aprende na escola, onde dois vezes dois são quatro. Para o homem, a mulher é qualquer coisa assim como o total de cinco obtido após aquela mesma operação, qualquer coisa de ilógico, qualquer coisa que está para lá do lógico, qualquer coisa de que ele carece, ainda que muitas vezes de forma inexprimível, para fins mais elevados. "

Trd. Leopoldina Almeida, Ed. Relógio D´Água

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Morphine

"Cure for Pain"


"Honey White"


"The Saddest Song "

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Do You Realize??

Flaming Lips - " Do You Realize?? "

O amor e o tempo*


* Crónica de Inês Pedrosa publicada no "Expresso"

Arrêtez la musique ! ...

Edith Piaf - "L'Accordeoniste "(1954-no programa "La joie de Vivre")

A felicidade do pós-guerra...

Chet Atkins - "Mr. Sandman" (TV 1954)

Crise(3)

" Algarve "(1957) de Gerárd Castello-Lopes

«Há riscos de implosão e de desgoverno. Quando os dirigentes perdem o sentido do rumo e da medida, os povos seguem a mesma via. As doses enormes de demagogia a que nos habituámos, desde há trinta anos, criaram uma situação de difícil resolução. Os governantes têm receio de dizer a verdade à população. Por isso ocultam ou mentem.»

Entrevista de António Barreto ao Diário Económico(10/07/08)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Johnny Cash

Fotografia de Marvin Koner/Corbis, via The Guardian


Johnny Cash - "Personal jesus "

Crise(2)



R.C. - Apesar dessa inevitabilidade, a verdade é que o continente europeu vive o mais longo período de Paz da sua história, é um espaço totalmente democrático, com uma economia de mercado plena e com muitos sectores capazes de competir numa economia totalmente global.

M.C. - Tudo quanto refere é exacto. Talvez por isso mesmo a Europa «evite» enfrentar as ameaças que estão a acumular-se. O seu êxito económico e social, posterior à Segunda Guerra, não encontra um precedente histórico conhecido.

Mas as bases em que assentou mudaram radicalmente: o grande crescimento da produtividade e da economia, o pleno emprego, o equilíbrio demográfico, a hegemonia da actividade industrial, o eficaz intervencionismo do Estado através das políticas monetária e cambial, alfandegária e orçamental, o controlo do investimento estrangeiro, acabaram.

Tudo isto se perdeu e ainda mais as amplas zonas do mundo que lhe forneciam matérias-primas baratas e lhe compravam uma boa parte das produções industriais.

Nenhum destes factores de prosperidade e de influência política sobrevive hoje. Pelo contrário, temos uma produtividade que cresce muito pouco e economias com modestos comportamentos, desemprego elevado, envelhecimento demográfico, supremacia dos serviços sobre a indústria, dependência externa dos fornecedores de matérias-primas, esvaziamento completo dos poderes de intervenção e de controlo público.

Os europeus pensaram e pensam que todos os benefícios e privilégios eram aquisições definitivas e incondicionadas. Não entenderam que houve alterações profundas no mundo, que impõem novos esforços, renúncias, reformas e sacrifícios.

A expansão sem limites era uma fantasia.

E os dirigentes políticos não o querem explicar porque lhes convém alimentar a esperança de que é sempre possível prometer mais e melhor.

Dizem que isso é «política».

Eu digo que é engano e que trará maus resultados.



Excerto de " O dever da Verdade ", de Medina Carreira e Ricardo Costa, Ed. D. Quixote

Afinidades

The Modern Lovers - "Astral Plane"


Vampire Weekend -" Oxford Comma "

Goddess on a Hiway

Mercury Rev -" Goddess on a Hiway "

terça-feira, 8 de julho de 2008

(Re)nascer






George Coleman & Ahmed Jamal - "My foolish heart "

Desgovierno mundial *

Es muy baja la probabilidad de que el G-8, el grupo de los países más ricos del mundo, adopte alguna decisión razonable y contundente para resolver alguna de las crisis mayores que afligen a la economía mundial, como el precio del petróleo o el escandaloso aumento del precio de los cereales y de los alimentos. Y no sólo por evidente debilidad política de algunos de los presidentes reunidos en Japón, con mención especial para el pato cojo George W. Bush. La incapacidad del G-8 surge, sobre todo, de la ausencia entre sus participantes de China, India o Brasil. La demanda de energía y de alimentos de los países citados es una de las causas del brutal encarecimiento del precio de las materias primas, energéticas y no energéticas. Si un país como China tiene unas reservas de 1,4 billones de dólares, no puede faltar en la toma de decisiones sobre la crisis financiera. Por no mencionar a los también ausentes países con fondos soberanos
La gobernación de la economía mundial está gravemente fragmentada y el resultado es una gran confusión. Las instituciones mundiales, como el Fondo Monetario Internacional (FMI), la Organización Mundial de Comercio (OMC) o el Banco Mundial son las verdaderamente responsables de los mercados financieros globales, de la financiación de la economía mundial y de la libertad de comercio. Reuniones como la de Japón parecen inoperantes, por la ausencia de los países que verdaderamente influyen sobre el precio y la producción de las materias primas y porque reúnen políticas nacionales descoordinadas.
Si se quiere aclarar esta extrema confusión, es necesario reformar las reuniones de estas llamadas formaciones G y potenciar la línea de gobierno económico mundial a través de las instituciones económicas y financieras internacionales. Un acuerdo final en la ronda Doha beneficiaría más a los países africanos que los miles de millones de dólares de ayuda adicional que la reunión de Japón no aprobará. Pero tales soluciones, como la liberalización del comercio agrícola y de manufacturas, chocan con los compromisos nacionales que se manejan en el G-8. No es admisible que se defiendan hoy mezquinas políticas de apoyo a los lobbies agrícolas europeos, tercos partidarios de la renacionalización de la agricultura, o de la producción autárquica de petróleo sin la mínima integración en el mercado mundial.


* Editorial do " El País"(08/07/08)


Tom Zé e Jarbas Mariz cantam" Companheiro Bush".

La vie en rose !!!

Grace Jones - "La Vie En Rose"

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cat Power -" Where is my love "

Egberto Gismonti - "7 Anéis"

Imunidade e optimismo*

«Amamos, rimos, viajamos, trabalhamos e fazemos projectos como se fôssemos eternos; continuamos a lutar, mesmo quando sabemos que a tarefa é difícil. É a nossa fé, o nosso amor pela vida que nos faz viver, é a nossa fé, o nosso amor pela vida que nos faz vencer. Isto não significa ignorar o perigo, não significa não estarmos vigilantes. Mas até para nos apercebermos do perigo e para estarmos vigilantes é preciso termos fé nos nossos próprios olhos e na nossa própria capacidade de reagir prontamente.É essa fé e convicção, esse impulso vital que nos permite agir na vida social, trabalhar, construir. Nós não fazemos nada sozinhos, precisamos sempre dos outros. Mesmo assim, para que eles colaborem connosco, temos de lhes mostrar que estamos à altura e não ter medo. Temos de ser generosos, de saber valorizar as melhores qualidades dos outros, de transmitir energia e optimismo. Sim, é melhor errar a tentar conseguir um grande feito do que permanecer inerte. É melhor sofrer por amor do que nunca ter amado. É melhor aceitar a morte do que não nascer.»


* Francesco Alberoni, Diário Económico(07/07/08)

Um em cada quatro jovens é vítima de violência no namoro *

«"Só fez aquilo porque estava descontrolado, perdeu a cabeça" ou "o descontrolo é porque tem medo de a perder. Não é violência". São frases que Carla Machado e Sónia Caridade recolheram junto dos 49 jovens dos grupos de reflexão deste projecto, que foram constituídos depois da aplicação do questionário aos primeiros 4730. »

* DN Online, 07/07/2008



Flaming Lips -" Suspicious Minds "

domingo, 6 de julho de 2008

Dave Eggers


" Este escritor es un visionario ", artigo publicado no " El País" de 06/07/08.

Optimista céptico

Jorge Palma - "Optimista céptico"

A crise(1)

«Na cabeça do cidadão indefeso, os bancos não lhe deram alternativa, o que é verdade se excluirmos a alternativa de não pedir dinheiro emprestado. Mas isso implicaria abdicar de padrões de vida que se sonharam definitivos e adquiridos, exercício que consola menos do que o típico queixume, hoje vagamente legitimado pela crise em curso. Não vale é lembrar que a crise toca a quase todos. E que, por maioria de razão, toca principalmente aos que não a disfarçam mediante o recurso ao crédito, ou porque não o tentaram, ou porque nem sequer o conseguiram.»

Crónica de Alberto Gonçalves publicada no DN de 06/07/08.

Como sobreviver à crise financeira!!!

Conselho de Justiça????


Esta, foi a imagem mais interessante, que captei num jogo da 1ª liga de futebol. Defrontavam-se o Paços de Ferreira com a Académica, sem honra nem glória.
Recordei-me deste jogo, a propósito da polémica reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Filha de duas mães

A Naifa - "Filha de duas mães"

Filha de duas mães

(Maria Rodrigues Teixeira)

filha de duas mães

adoro vesti-las de igual

tenho andado à tua procura

para te amar.

sobre a mesa posta

sem nenhuma vaidade

ensinar-te-ei meu amor

a praticar a caridade.

nunca direi saudade

ligo pouco ao que se diz

mas não levo muito a mal

a ideia de ser feliz.

Tere Bin

Nusrat Fateh Ali Khan -" Tere Bin "

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed