Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda

Orquestra Barroca Casa da Música(2)



Johann Sebastian Bach

Suite(Abertura) nº 2 em Si menor, BWV 1067

1. Ouverture

2. Rondeau

3. Sarabande

4. Bourrée I e II

5. Polonaise

6. Menuet

7. Badinerie

Orquestra(?) dirigida por Reinhardt Goebel.

Esta suite foi executada com mestria pela Orquestra Barroca Casa da Música, no dia 07/02/2009.

A orquestra foi dirigida por Laurence Cummings e teve como solistas Huw Daniel, no violino; e Marta Gonçalves, na flauta.

" Depois de se ter benzido à porta, avançava pela grande nave, por entre a dupla fila de cadeiras, abria o banco de Mme Aubain, sentava-se e passeava os olhos em volta.
Rapazes à direita e raparigas à esquerda, enchiam os bancos do coro; o padre ficava de pé junto ao púlpito; num vitral da abside, o Espírito-Santo, e por baixo a Virgem, que figurava num outro, de joelhos diante do Menino Jesus; e por detrás do tabernáculo, um grupo de madeira representava São Miguel trespassando o dragão.
O padre fez primeiro um resumo da História sagrada. Félicité julgava o paraíso, o dilúvio, a torre de Babel, cidades em chamas, pessoas a morrer, ídolos derrubados; e desse deslumbramento lhe ficou o respeito pelo Altíssimo e o temor da sua cólera. Depois, chorou ao ouvir a Paixão. Porque o tinham eles crucificado, a ele, que amava as crianças, alimentava as multidões, curava os cegos e quisera, na sua doçura, ir nascer no meio dos pobres, no estrume de um estábulo? As sementeiras, as ceifas, as pisas da uva, todas essas coisas familiares de que fala o Evangelho se encontravam na sua vida, a passagem de Deus santificara-as; e ela amava mais ternamente os cordeiros por amor do Cordeiro, as pombas por amor do Espírito-Santo.
O Espírito-Santo, tinha ela dificuldade em imaginar, porque era não somente ave, mas também fogo, outras vezes um sopro. Talvez seja a sua a luz que volteia de noite, à beira dos charcos, o seu hálito o que empurra as névoas, a sua voz a que harmoniza os sinos. E ficava-se, numa adoração, a gozar a frescura das paredes e a tranquilidade da igreja.
Quanto aos dogmas, nada compreendia nem procurava compreender."


Excerto do conto " Um coração simples ", de Flaubert, incluído no livro "Três contos", Trd. Telma Costa, Ed. Teorema, 1991

Max Ernest









Max Ernest, exposição a decorrer na Fundação Mapfre em Madrid, ver aqui no El Mundo Online.

Takashi Murakami



Exposição de Takashi Murakami, no Museu Guggenheim de Bilbau, ver aqui no El Mundo Online.

Orquestra Barroca Casa da Música(1)


(Youtube)

Carlos Seixas

Concerto em Lá maior para cravo e orquestra de arcos (séc.XVIII)
1. Allegro
2. Adagio
3. Allegro: Giga

Este concerto foi executado brilhantemente pela Orquestra Barroca Casa da Música, dirigida por Laurence Cummings(na imagem).

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed