Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 4 de agosto de 2007

" Bouvard e Pécuchet 2 - Gustave Flaubert

" Na manhã de 25 de Fevereiro de 1848 soube-se em Chavignolles, por um indivíduo que vinha de falaise, que Paris estava coberta de barricadas - e no dia seguinte foi afixada a proclamação da Républica na Câmara.
Este grande acontecimento deixou os burgueses estupefactos.
Mas quando se soube que o Tribunal de Cassação, o Tribunal da Relação, o Tribunal de Contas, o Tribunal de Comércio, a Câmara dos Notários, a Ordem dos Advogados, o Conselho de Estado, a Universidade, os generais e o próprio senhor de La Rochejacquelein davam a sua adesão ao Governo Provisório, os corações desoprimiram-se; e como em Paris se plantavam árvores da liberdade, o Conselho Municipal decidiu que era preciso fazê-lo em Chavignolles.
Bouvard ofereceu uma, satisfeito no seu patriotismo com o triunfo do Povo - e, quanto a Pécuchet, a queda da Realeza de tal modo confirmava as suas previsões que não podia deixar de estar contente.
Gorgu, obedecendo-lhes zelosamente, retirou da terra um dos choupos que bordejavam a pastagem por baixo do Cabeço, e transportou-o para o « Passo do Pousio », à entrada do burgo, local designado.
Antes da hora da cerimónia estavam os três esperando o cortejo.
Soou um tambor e apareceu uma cruz de prata; seguidamente, surgiram dois archotes nas mãos de chantres, e o senhor prior com a estola, a sobrepeliz, a capa e o barrete. Era escoltado por quatro meninos de coro, e um quinto levava o balde de água-benta, seguido do sacristão.


Karajan - Beethoven Symphony No. 9 : Part 1

Subiu para a beira da cova onde se erguia o choupo, enfeitado com tirinhas tricolores. Em frente estava o presidente da Câmara e os seus dois adjuntos, Beljambe e Marescot, e depois os notáveis, o senhor de Faverges, Vaucorbeil, Coulon, juíz de paz, um homenzinho de rosto sonolento; Heurtaux tinha posto na cabeça um barrete de polícia - e Alexandre Petit, o novo professor, vestira a sobrecasaca, uma pobre sobrecasaca verde, a dos domingos. Os bombeiros, comandados por Girbal, de sabre em punho, formavam uma só fila; do outro lado brilhavam as chapas brancas de algumas velhas barretinas do tempo de La Fayette - cinco ou seis, não mais, já que a guarda nacional caíra em desuso em Chavignolles. Camponeses com as mulheres, operários das fábricas vizinhas, garotos, amontoavam-se lá atrás; e Placquevent, o guarda-rural, que tinha cinco pés e oito polegadas de altura, sofreava-os com o olhar, passeando de braços cruzados.
A alocução do prior foi como a dos outros padres na mesma circunstância. Depois de ter trovejado contra os Reis, glorificou a República. Não é que se diz República das Letras, República Cristã? Que há de mais inocente que uma e de mais belo que outra? Jesus Cristo formulou a nossa sublime divisa; a árvore do povo era a árvore da Cruz. Para que a Religião dê os seus frutos, precisa da caridade - e, em nome da caridade, o eclesiástico esconjurou os seus irmãos a não cometerem qualquer desordem, a regressarem a suas casas pacificamente.
Depois, aspergiu o arbusto, implorando a bênção de Deus.
« Que ele se desenvolva e nos recorde a libertação de toda a servidão, e esta fraternidade mais benéfica que a sombra dos seus ramos! - Amen!»
Algumas vozes repetiram Amen - e, após um rufar de tambor, o clero, entoando um Te Deum, retomou o aminho da igreja.
A sua intervenção produzira excelente efeito. Os simples viam nela uma promessa de felicidade, os patriotas uma deferência, uma homenagem prestada aos seus princípios.
Bouvard e Pécuchet achavam que lhes deviam ter agradecido o seu presente, que lhes deviam ter feito ao menos uma alusão; e abriram-se a este respeito com Faverges e o médico.
Que interessvam tais misérias! Vaucorbeil estava encantado com a Revolução, e o conde também. Este execrava os d´Orléans. Nunca mais os veriam; boa viagem! Agora, tudo pelo povo! - e, seguido de Hurdel, o seu factorum, foi juntar-se ao senhor prior.
Foureau caminhava de cabeça baixa, entre o notário e o estalajadeiro, humilhado pela cerimónia, com receio de um motim; e instintivamente virava-se para o guarda-rural, que deplorava com o capitão a insuficiência de Girbal e a má apresentação dos seus homens.
Passaram operários na estrada cantando a Maselhesa. Gorgu, no meio deles, brandia uma bengala; Petit escoltava-os, de olhos excitados.
- Não gosto daquilo! - disse Marescot - vociferam, exaltam-se!
- Meu Deus! - respondeu Coulon - a juventude tem que se divertir! "




Sex Pistols - Anarchy in the UK (Studio Version)


Excerto de " Bouvard e Pécuchet ", Gustave Flaubert, Trd. Pedro Tamen, Colecção Mil Folhas, Ed. Jornal " O Público"

Pérolas Pop ( 4 )


New Order - "True Faith "

The Human League - "Open Your Heart "

Pet Shop Boys -" It's A Sin"

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Iván Turgueniev


Ivan Turgueniev, ler aqui artigo de Roberto Bolaño. Foi editado recentemente pela Relógio de Água, o seu romance mais famoso " Pais e Filhos ", considerado a sua obra-prima.

Un sueño ( Um sonho ) -Iván Turgueniev

Yo vivía entonces con mi madre en una pequeña ciudad del litoral. Había cumplido diecisiete años y mi madre no llegaba a los treinta y cinco: se había casado muy joven. Cuando falleció mi padre yo tenía solamente seis, pero lo recordaba muy bien. Mi madre era una mujer más bien bajita, rubia, de rostro encantador aunque eternamente apenado, voz apagada y cansina y movimientos tímidos. De joven había tenido fama por su belleza, y hasta el final de sus días fue atractiva y amable. Yo no he visto ojos más profundos, más dulces y tristes, cabellos más finos y suaves; no he visto manos más elegantes. Yo la adoraba y ella me quería... No obstante, nuestra vida transcurría sin alegría: se hubiera dicho que un dolor oculto, incurable e inmerecido, consumía permanentemente la raíz misma de su existencia. La explicación de aquel dolor no estaba sólo en el duelo por mi padre, aun cuando fuese muy grande, aun cuando mi madre lo hubiera amado con pasión, aun cuando honrara piadosamente su memoria... ¡No! Allí se ocultaba algo más que yo no entendía, pero que llegaba a percibir, de modo confuso y hondo, apenas me fijaba fortuitamente en aquellos ojos apacibles y quietos, en aquellos maravillosos labios, también quietos, aunque no contraídos por la amargura, sino como helados de por siempre.

He dicho que mi madre me quería; sin embargo, había momentos en que me rechazaba, en que mi presencia le pesaba, se le hacía insoportable. Experimentaba ella entonces una especie de involuntaria repulsión hacia mí, de la que se espantaba luego, pagándola con lágrimas y estrechándome sobre su corazón. Yo cargaba la culpa de estos intempestivos brotes de hostilidad a la alteración de su salud y a su desgracia... Verdad es que estas sensaciones hostiles podían haber sido provocadas, hasta cierto punto, por unos extraños arrebatos de sentimientos malignos y criminales, incomprensibles para mí mismo, que despertaban de tarde en tarde dentro de mí... Pero estos arrebatos no coincidían con aquellos instantes de repulsión. Mi madre vestía siempre de negro, como si guardase luto. Llevábamos un tren de vida bastante holgado, aunque apenas nos relacionábamos con nadie.

Ler aqui texto completo.

Pérolas Pop ( 3 )


Aztec Camera -" Walk Out To Winter "

Prefab Sprout - "When Love Breaks Down "

Scritti Politti - "Absolute "

" The Misfits " - Jonh Houston


"The Misfits " ( Os inadaptados), ver ficha técnica, aqui.


quinta-feira, 2 de agosto de 2007

ZZ Top - "Burger Man"

Louis Armstrong and Johnny Cash - Blue Yodel No. 9

Rembrandt pode ter morrido deprimido e em estado de melancolia !?

Self Portrait 1629 (30 Kb); Oil on canvas; The Mauritshuis, The Hague
Self Portrait as a Young Man 1634 (20 Kb); Oil on canvas; Uffizi, Florence

Rembrandt and Saskia in the Scene of the Prodigal Son in the Tavern c. 1635 (120 Kb); Oil on canvas, 161 x 131 cm; Gemaldegalerie Alte Meister, Dresden


Self-Portrait 1640 (100 Kb); Oil on canvas, 102 x 80 cm; National Gallery, London



Portrait of the Artist at His Easel 1660 (120 Kb); Oil on canvas, 111 x 90 cm (43 1/2 x 35 1/2"); Musee du Louvre, Paris





Self-Portrait 1661 (110 Kb); Oil on canvas, 114 x 94 cm; English Heritage, Kenwood House, London




Self-Portrait 1669 (80 Kb); Oil on canvas, 86 x 70.5 cm; National Gallery, London

O pintor holandês Rembrandt pode ter morrido com uma depressão leve e em estado de melancolia, de acordo com uma investigação da Universidade de Telavive, em Israel, citada pela edição online do jornal "El Mundo".
De acordo com o jornal, uma equipa de investigadores especialistas em medicina e em arte da Universidade de Telavive (Israel), liderada pela cirurgiã plástica Tal Friedman, analisou 40 auto-retratos do pintor para estudar as alterações da fisionomia do seu rosto.Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) pintou ao longo de 40 anos uma colecção única de auto-retratos. "Parece possível extrair das suas pinturas algumas pistas sobre a sua condição mental e física", dizem os investigadores israelitas.Segundo o "El Mundo", este estudo concluiu que Rembrandt não tinha sinais de doenças físicas. Em contrapartida, as mudanças no rosto de Rembrandt, como o descair das sobrancelhas, em especial a partir da segunda metade da sua vida, ou a escolha pelo monocromático nos quadros são algumas das pistas que sugerem um pintor melancólico, com uma depressão leve. "O seu afastamento da sociedade comprova esta teoria", acrescentam os investigadores.As causas da morte do pintor holandês continuam desconhecidas. Para os autores deste estudo há também a possibilidade de Rembrandt ter sofrido de saturnismo, uma doença provocada pela intoxição com chumbo, comum nos pintores da época.
02/08/2007-14.50 - Público.Pt





Robert Wyatt


Robert Wyatt- "Shipbuilding "

Robert Wyatt & Annie Whitehead - "Sea Song" (BBC Four)

David Gilmour - Robert Wyatt -" Comfortably numb "

Robert Wyatt, é um génio, ver site aqui.

The Jam -" that's entertainment "

Homai Vyarawalla


quarta-feira, 1 de agosto de 2007

"Capítulo dos chapéus " - Machado de Assis


" - A escolha do chapéu não é uma ação indiferente, como você pode supor; é regida por um princípio metafísico. Não cuide que quem compra um chapéu exerce uma ação voluntária e livre; a verdade é que obedece a um determinismo obscuro. A ilusão da liberdade existe arraigada nos compradores, e é mantida pelos chapeleiros que, ao verem um freguês ensaiar trinta ou quarenta chapéus, e sair sem comprar nenhum, imaginam que ele está procurando livremente uma combinação elegante. O princípio metafísico é este: - o chapéu é a integração do homem, um prolongamento da cabeça, um complemento decretado ab eterno; ninguém o pode trocar sem mutilação. É uma questão profunda que ainda não ocorreu a ninguém. Os sábios têm estudado tudo desde o astro até ao verme, ou, para exemplificar bibliograficamente, desde Laplace... Você nunca leu Laplace? desde Laplace e a Mecânica Celeste até Darwin e o seu curioso livro das Minhocas, e, entretanto, não se lembraram ainda de parar diante do chapéu e estudá-lo por todos os lados. Ninguém advertiu que há uma fina metafísica do chapéu. Talvez eu escreva uma memória a este respeito. São nove horas e três quartos; não tenho tempo de dizer mais nada, mas você reflita consigo, e verá... Quem sabe? pode ser até que nem mesmo o chapéu seja completamente do homem, mas o homem do chapéu... "
Excerto de " Capítulo dos chapéus ", incluído em " Um homem célebre antologia de contos ", Ed. Livros Cotovia, Col. Curso breve de Literatura Brasileira

Mexican Boarders - Speedy Gonzales

Speedy Gonzales, é uma das melhores memórias da minha infância.

"GUNS" music video of Negativland song by Peter Neville

Energia ( 1 )


Pop Levi - Sugar Assault Me Now

daft punk is playing at my house - lcd soundsystem

Sex Pistols - God Save the Queen (Studio)

Balla

"O Fim da Luta "



" Outro futuro " ( Ao vivo no Teatro Circo em Braga)

Ver no myspace, aqui.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Michelangelo Antonioni


Michelangelo Antonioni, faleceu a 30/07/2007, ler dossier no " El Mundo "


BLOW-UP di Antonioni: La partita a tennis senza palla

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Monica Vitti


Mónica Vitti em" l' avventura " , de Michelangelo Antonioni


Monica Vitti, é uma das minhas paixões. A sua imagem ,ficou para sempre gravada no meu imaginário.

Robert Walser - " O passeio "


" Não é das alegrias e dos prazeres que um homem se orgulha. Só o tornam orgulhoso e contente do fundo da alma as dificuldades corajosamente vencidas e os sofrimentos pacientemente suportados. Mas sobre isto ninguém gosta de falar muito. Qual é o homem de bem que nunca ficou sem amparo na vida, qual é o ser humano cujos sonhos, planos ou esperanças ficaram completamente intactos ao longo dos anos ? Onde está a alma cujas ânsias, ousados desejos, doces e elevadas aspirações de felicidade se cumpriram, sem ser obrigada a fazer-lhes deduções ? "

Excerto de " O passeio ", incluído em " O passeio e outras histórias ", Robert Walser, Trd. Fernanda Gil Costa, Ed. Granito Editores e Livreiros, 2001

Rumba


Ler aqui, artigo de Quico Alsedo no " El Mundo ".

Devendra Banhart


At the Hop

A Ribbon

i feel just like a child

Little Yellow Spider

Devendra Banhart, cantor-compositor, conotado com a Freak Folk. Génio ?

"In the court of the crimson king" - King Crimsom

Ingmar Bergman


Ingmar Bergman, um dos maiores realizadores de sempre, faleceu hoje(30/07/2007), ler noticia no " El País "


Imágenes de Bergman 1 - La hora del lobo y El rostro






Imágenes de Bergman 2 - Gritos y susurros





Imágenes de Bergman 3 - Como en un espejo



Imágenes de Bergman 4 - Un verano con Mónica



Imágenes de Bergman 5 - Los comulgantes



Imágenes de Bergman 7 - Persona

Kafka




Fotografia de Kafka ( 1922 )



Diante da Lei está um guarda. Vem um homem do campo e pede para entrar na Lei. Mas o guarda diz-lhe que, por enquanto, nao pode autorizar lhe a entrada. O homem considera e pergunta depois se poderá entrar mais tarde. -"É possivel" - diz o guarda. -"Mas não agora!". O guarda afasta-se então da porta da Lei, aberta como sempre, e o homem curva-se para olhar lá dentro. Ao ver tal, o guarda ri-se e diz. -"Se tanto te atrai, experimenta entrar, apesar da minha proibição. Contudo, repara sou forte. E ainda assim sou o último dos guardas. De sala para sala estao guardas cada vez mais fortes, de tal modo que não posso sequer suportar o olhar do terceiro depois de mim".
O homem do campo não esperava tantas dificuldades. A Lei havia de ser acessível a toda a gente e sempre, pensa ele. mas, ao olhar o guarda envolvido no seu casaco forrado de peles, o nariz agudo, a barba à tártaro, longa, delgada e negra, prefere esperar até que lhe seja concedida licença para entrar. O guarda dá-lhe uma banqueta e manda-o sentar ao pé da porta, um pouco desviado. Ali fica, dias e anos. Faz diversas diligências para entrar e com as suas súplicas acaba por cansar o guarda. Este faz-lhe, de vez em quando, pequenos interrogatórios, perguntando-lhe pela pátria e por muitas outras coisas, mas são perguntas lançadas com indiferenca, à semelhança dos grandes senhores, no fim, acaba sempre por dizer que não pode ainda deixá-lo entrar.O homem, que se provera bem para a viagem, emprega todos os meios custosos para subornar o guarda. Esse aceita tudo mas diz sempre: -"Aceito apenas para que te convenças que nada omitiste".
Durante anos seguindos, quase ininterruptamente, o homem observa o guarda. Esquece os outros e aquele afigura ser-lhe o único obstáculo à entrada na Lei. Nos primeiros anos diz mal da sua sorte, em alto e bom som e depois, ao envelhecer, limita se a resmungar entre dentes. Torna-se infantil e como, ao f im de tanto examinar o guada durante anos lhe conhece até as pulgas das peles que ele veste, pede também às pulgas que o ajudem a demover o guarda. Por fim, enfraquece-lhe a vista e acaba por não saber se está escuro em seu redor ou se os olhos o enganam. Mas ainda apercebe, no meio da escuridão, um clarão que eternamente cintila por sobre a porta da Lei. Agora a morte esta próxima.
Antes de morrer, acumulam-se na sua cabeca as experiências de tantos anos, que vão todas culminar numa pergunta que ainda não fez ao guarda. Faz lhe um pequeno sinal, pois não pode mover o seu corpo ja arrefecido. O guarda da porta tem de se inclinar até muito baixo porque a diferenca de alturas acentuou-se ainda mais em detrimento do homem do campo. -"Que queres tu saber ainda?",pergunta o guarda. -"És insaciável".
-"Se todos aspiram a Lei", disse o homem. -"Como é que, durante todos esses anos, ninguém mais, senão eu, pediu para entrar. O guarda da porta, apercebendo se de que o homem estava no fim, grita-lhe ao ouvido quase inerte. -"Aqui ninguém mais, senao tu, podia entrar, porque só para ti era feita esta porta. Agora vou me embora e fecho-a".


Obs: Esse conto faz parte também das cenas finais no livro de Kafka "O Processo".

domingo, 29 de julho de 2007

David Hume


David Hume, retratado por Allan Ramsey (1713-1784) em 1766. Edimburgo, Scottish National Portrait Gallery

" Carta de um cavalheiro a seu amigo em Edimburgo ", ler aqui.

David Hume (1711-1776), filósofo escocês, a sua filosofia é conhecida pelo seu profundo cepticismo.

Everything You Always Wanted to Know about Sex

Pérolas Pop ( 2 )

The Go-Betweens: "Spring Rain"


Orange Juice -" Rip it up "


The Triffids - " Save what you can med"

Marylin Monroe


Soñaba, deseaba, rogaba ser una actriz seria. Quería dejar de ser sólo un sex symbol: “Odio ser una cosa”, se quejaba. Marilyn hizo una treintena de películas, causó más de un dolor de cabeza a directoresy actores, y se convirtió en una estrella.


Diamonds Are A Girl's Best Friend - Marilyn Monroe Songs

Ler aqui dossier especial publicado no jornal " La Nacion "(Argentina ).

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed