Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Aldeia da roupa branca

Lavagem


«Tudo serve para lavar capitais: os bilhetes premiados das lotarias, os grandes «concertos» multitudinários, as universidades espaventosas, os casinos, os grandes acontecimentos desportivos, o negócio dos grandes empórios de roupas ou carros são alguns dos domínios - «artesanal» ao «industrial» - em que se transformaram as modestas lavandarias de Chicago dos anos 20.

E, é claro, o dinheiro que já foi possível depositar nos bancos ou investir no mercado de capitais constitui a «melhor» lavagem.

O grosso é da droga. Mas há outras fontes de receita como as clássicas armas, a velha prostituição ou a nova pedofilia.

Pelas informações que nos chegam, no sul do Senegal - a zona onde a Guiné meteu o dedo - planta-se droga para comprar armas a fim de alcançar o poder e receber o dinheiro do... petróleo. Quadro mais clássico não se arranjaria.

Com a Internet, a lavagem é rapidíssima. Disse-o, pela primeira vez, o FBI.

Com o euro - ou no decurso da passagem para o euro - a lavagem poderá ser enorme.

Já se sabia, mas nunca é de mais recordar.

E, assim, cada vez mais, todos nós, sem excepção, nos tornamos cúmplices passivos do crime organizado.

Não podemos, muitos de nós, ser acusados de tirar proventos desse facto ou, sequer, de favorecê-lo.

Mas ao não nos rebelarmos contra um sistema - o nosso - que gira dessa forma, somos o que somos.

Hipócritas e oportunistas? Mais, mais.

A desculpa é a de nem darmos por isso.


Crónica " O lixo dourado "(publicada no DN-1998(?)) e incluída no livro " Os dias de Amanhã ", Ed. Círculo de Leitores, 2000


Passados 11 anos:



Público, 15/04/2009
Fotografia de lavadeiras do Rio Lima, ler aqui texto de Luís Dantas.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Miracles

Aleksey Petrosian





Ver aqui mais fotografias no site English Russia.

A Song for Europe

Sem eira nem beira

«Portugal tinha em 2006 dois milhões de pobres, conclui um estudo feito por Nuno Alves, do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, dos quais 300 mil eram crianças.»
Jornal de Notícias, 15/04/2009

«Uma violenta discussão entre cinco irmãos, na madrugada desta terça-feira, em Oliveira do Douro, Gaia, acabou com o mais velho a incendiar o sótão da casa e a fugir. Ivo, de 29 anos, é toxicodependente e saiu de Custóias há cinco meses.»
Marta Neves, Jornal de Notícias, 15/04/2009

«Uma enfermeira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi apanhada a tentar introduzir na cadeia dois telemóveis, escondidos em duas sandes que levava na merenda, contou à agência Lusa fonte do sistema prisional.»
Jornal de Notícias, 15/04/2009

«Traçado e executado ao mais ínfimo pormenor. Sem deixar ponta de rasto. Foi assim que um grupo de assaltantes levou na madrugada de ontem a cabo o assalto perfeito – roubando o cofre de uma dependência do BPI, em Vale do Grou, Águeda. Tiveram o cuidado de desligar o alarme, destruir imagens de videovigilância e, no banco, rebentaram a parede certa – de acesso a 100 mil euros.»
Correio da Manhã, 15/04/2009

«Esperaram à porta da pastelaria pelas carrinhas de distribuição dos bolos e, quando entraram na GolfiDoce, no bairro da Camarinha, Setúbal, os dois homens armados já levavam uma refém. Ontem, à hora do almoço, a funcionária descarregava uma das carrinhas quando foi agarrada e arrastada pelo chão, sempre com as caçadeiras de canos serrados bem apontadas à cara.»
Correio da Manhã, 15/04/2009


«Um minuto. Foi o tempo que quatro indivíduos encapuzados e armados precisaram para invadir o hipermercado Modelo de Grândola, às 22h30 de anteontem, e roubarem cerca de dez mil euros. O grupo não terá tido dificuldade em extrair a quantia resultante do dia de caixa. Lá dentro estava apenas uma funcionária, ameaçada quando estava a contar dinheiro, e um segurança que nem se terá apercebido do assalto.»
Correio da Manhã, 15/04/2009

« "No início ainda pensei que fosse uma brincadeira, mas na altura em que os vi ao pé da caixa registadora apercebi-me de que ia ficar sem o dinheiro todo", recorda ao CM Isabel Fernandes, assaltada na segunda-feira à noite. A proprietária do café O Lanche, no bairro do Cativo, Stª Iria da Azóia, estava só com um cliente no estabelecimento quando reparou nos três homens armados com pistolas junto à porta. "Não me consigo esquecer das palavras de um dos bandidos. Virou-se para mim e disse: ‘Abre a caixa ou eu mato-te já aqui’."»
Correio da Manhã, 15/04/2009


" Sem eira nem beira " - Xutos e Pontapés

«Ex-director de campanha do autarca disse que Floripes Almeida fez milhares de contos a vender ouro. Testemunhas confirmam depósitos de quantias avultadas em dinheiro nas contas de Isaltino Morais.»
Correio da Manhã, 15/04/2009

«Joaquim Coimbra, empresário e um dos maiores accionistas da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), afirmou ontem na comissão de inquérito parlamentar que "a melhor coisa que aconteceu ao BPN foi a nacionalização" e que após a saída de Oliveira Costa, desenvolveu contactos junto do representante da Carlyle em Portugal para a venda do grupo aos americanos.»
Correio da Manhã, 15/04/2009

«Interpretar esta faixa, cantada pelo baterista Kalu, como um hino contra as políticas do Governo socialista é "deturpar" a intenção do grupo. "Não há aqui alvos a abater", diz, em resposta ao facto de o refrão começar com a frase Senhor engenheiro, dê-me um pouco de atenção. "Não queremos fazer um ataque político a ninguém. A letra exprime mais um grito de revolta. E é um alerta para o estado da Justiça e para uma classe política em geral que, volta e meia, toma atitudes que deixam os cidadãos desamparados", justifica.»
Público, 15/04/2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ombra mai fu




« Já houve quem chamasse a "Ombra mai fu" (literalmente, nunca houve sombra) a mais bela melodia jamais composta. Nesta breve ária que abre a ópera Xerxes, o rei do mesmo nome elogia a sombra de uma árvore, «a mais doce e gentil». Várias das características que associamos a Handel, em especial a de uma longa linha melódica que amplia a emoção, encontram-se aqui presentes.»

Luís M. Faria, Público, 14/04/2009, ler aqui artigo completo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A minha discoteca:" More Blank Than Frank " - Brian Eno(Vinyl)






1) Here He Comes
2) On Some Faraway Beach
3) Taking Tiger Mountain

Ler aqui na Wikipédia.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed