Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

No mundo ideal

" no mundo ideal há lugares côr de pérola
onde mergulhamos como um raio na paisagem interna
lugares frescos e afáveis para se construírem varandas
lugares de magia e lugares também de frémito
anúncio, porque a verdade é doce
apaziguadora e feliz. Lugares côr de pérola
e serena mansidão, com meninos jogando
à bola. Meninos e meninas jogando à bola
numa alegria que equilibra o mundo


recria o mundo


E maravilhosamente o mar, gota a gota
em rua se transforma
e por dentro do seu eixo essencial
a terra fermenta e leveda um poema
que eclode devagarinho, interiormente


e juntos para a vida a flôr e a terra húmida


Poema de Rui Machado, incluído na Revista Mealibra nrº 9, Dezembro de 2001

The High Llamas - "Literature Is Fluff "

Ladytron - "Play Girl"

Honoré Daumier: retrospectiva em Madrid

« Hay cosas que, por desgracia, nunca dejan de estar de actualidad. Como los ricachones con la tripa a punto de reventar de tanto chupar de los demás. O los abogados que lanzan falsos alegatos sin perder de vista su cartera. Honoré Daumier (Marsella, 1808-Valmondois, Francia, 1879) dedicó toda su vida a desenmascarar a los mentirosos, a los hipócritas, a los picapleitos y a los politicastros. Y les aplicó una sátira salvaje que ha acabado por cobrar furiosa vigencia.» El País Online de 17/10/2008

A minha discoteca: " Sea Change " - Beck(CD)



Lost Cause / Lonesome Tears(versões acústicas-ensaios)

Ver aqui na Wikipédia.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Patrick Hernandez - "Born To Be Alive"

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« 'Interruptus' es una exposición fotográfica colectiva cuya razón de ser es el sexo. Sin cortapisas ni tapujos. Vaginas lubricadas, penes en escorzo o posturas coitales inverosímiles quedan plasmadas en esta muestra que el viernes inaugura su quinta edición en Zoom Galería Fotográfica, ubicada en la calle Juan de Herrera de Santander. Liderada por fotógrafos como Mike Steel, Luis Baylón o Mili Sánchez, la exhibición aborda una introspección metafísica en el universo del erotismo. ¿El sexo devalúa el arte? ¿Por qué extraño mecanismo de censura negamos la belleza en una foto descocada? Estos y otros interrogantes son los que plantean los chicos de 'Interruptus', que vuelven tan pícaros y depravados como siempre. »Por Fran Casillas, no El Mundo Online de 16/10/2008

A propósito do celibato sexual(3)

" Para o cristão e o seu corpo, que lutava contra Satanás e as tentações deste, a santidade equivalia a um acto de separação crucial. O monge que estava no deserto rezava por sua conta. O termo «mosteiro» deriva da palavra grega monos, que significa «sozinho», «por conta própria». O mosteiro formava uma comunidade paradoxal de homens «por conta própria». Os cristãos admiravam o «anacoreta» que vivia como um eremita, completamente entregue à sua sorte numa cela ou numa gruta, afastado da sociedade humana. A abstinência sexual, o voto de silêncio, virar os olhos para o céu, o regime de orações e o compromisso do jejum, tudo isso eram formas de destruir os vínculos sociais entre os seres humanos. Até Sócrates, o filósofo grego com maior autodomínio, deambulava pelo ginásio, bebia nos simpósios e dormia com Alcibíades sob os lençóis. O Homem Santo cristão tornou-se exemplar, porque recusava estes vínculos sociais e prazeres partilhados. "


Excerto de " Amor, Sexo e Tragédia ", de Simon Goldhill, Trd. Maria da Graça Caldeira

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A propósito do celibato sexual(2)

" Por mais que um corpo emaciado e um olhar de santo pudessem deixar transparecer pureza, a sexualidade constituía o barómetro da luta mais íntima, secreta e significativa contra o pecado e a impureza. Mesmo que o comportamento sexual pudesse ser refreado e os anseios sexuais recalcados, o que sucedia à noite constituía um lembrete constante de uma batalha que ainda não fora vencida.
«Se não estás a pensar em sexo, lamento-te», escreveu um asceta, «significa que deves estar a fazê-lo.» Assim, não havia muita margem para a calma ou a grandiosidade espiritual( nem muita escolha). Abundam os relatos do malogro na contenção sexual, desde as poluções nocturnas a sonhos eróticos, aos deslizes de gerar filhos ilegítimos ou molestar sexualmente as noviças. A «pureza de coração» facilmente resvalava para o medo da tentação e daqui para a misoginia. Esta misoginia podia expressar-se de uma forma física brutal. Há o relato de um monge que enfiou o hábito no corpo putrefacto de uma morta, a fim de que o fedor o impedisse de ter pensamentos de mulheres que não estivessem ligados à carne em decomposição e à morte. A castidade de um monge era um bem frágil ameaçado de todos os lados e sobretudo a partir do íntimo. Vencer Satanás constituía um empreendimento a tempo inteiro."


Excerto de " Amor, Sexo e Tragédia", de Simon Goldhill, Trd. Maria da Graça Caldeira

...


A propósito do celibato sexual(1)

" Mal se tornou padre da Igreja Católica, Santo Agostinho impôs a si próprio e ao seu clero um rígido código de celibato sexual. Nunca mais visitou mulheres sem ser com outro acompanhante e proibiu mesmo os familiares do sexo feminino de entrarem no seu palácio de bispo. Escreveu alguns dos argumentos mais detalhados e impressivos com o objectivo de incluir na estrutura da vida religiosa da Igreja tanto o casamento como a virgindade - e graças à obra extraordinária " As Confissões ", continua a ser o investigador mais profundo das fragilidades humanas que o desejo sexual põe a descoberto. Porém, quando escreveu que se um homem casado fosse ordenado de repente Deus concedia-lhe a necessária mercê de deixar de dormir com a esposa, não é difícil ocorrer-nos Sinésio, que enquanto casado foi de repente ordenado e se limitou a dizer não ao apelo para dissolver o casamento em nome da castidade. Também Sinésio foi um venerado padre da Igreja."

Excerto de " Amor, Sexo e Tragédia ", de Simon Goldhill, Trd. Maria da Graça Caldeira

A minha discoteca: " Whisky " - Jay Jay Johanson(CD)



So Tell The Girls I Am Back In Town

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Depeche Mode - "Personal Jesus"

Acerca de pobreza


" Francisco(de Assis) não canoniza a pobreza. Não faz dela um ídolo. Combate-a ao lutar contra o luxo e o supérfluo. Mas a escolha da pobreza absoluta é para ele o único meio de se juntar à humanidade sofredora e, por essa via, a Cristo. Não há em Francisco apenas um agir por. Há um viver com os pobres. Estamos longe da tradição de caridade que dá mas fecha os olhos à realidade social e política. Em Calcutá, Madre Teresa torna-se pobre entre os pobres. Cria leprosarias e albergues para moribundos, penetra nas zonas de pobreza extrema. Mediáticas ou não, cristãs ou não, muitas pessoas vivem esta radicalidade. Serão loucos ou santos? São, sem dúvida, profetas, no sentido em que vão até ao fim nas suas palavras e nos seus actos.
A utopia franciscana permanece actual. Os frades menores criam uma sociedade paralela, um modelo alternativo, uma economia da pobreza que assenta na dádiva, na troca e na não-violência. Para os apóstolos, laicos ou cristãos, desta não-violência, o poder interior do homem é sempre superior ao que lhe querem impor do exterior. É a não-violência dos estudantes chineses da Praça de Tiananmem. É a não-violência das marchas das mães dos desaparecidos na América Latina. É a não-violência do pastor Martin Luther King, que exortava à construção de uma comunidade de amor, ou de um Gandhi. É a não-violência que diz ao opressor: nem o ideal que guardo no mais fundo do meu ser e pelo qual decidi bater-me. É aí que começa a verdadeira subversão dos pobres - o melhor da tradição cristã. Nessa força interior para dizer não reside a força de Deus e da liberdade humana."

Excerto de " Os génios do Cristianismo ", de Henri Tincq, Trd. Público, Ed. Gradiva/Público

The Stone Roses -" Waterfall "

Urban Species - " Spiritual Love "

El arte de la felación *


*Blog Camara Redonda, por Josep Tomás, ilustração de Ricardo Fumanal, El Mundo Online de 15/10/2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A minha discoteca: " Curtis " - Curtis Mayfield (CD)




We Are The People Who Are Darker Than Blue

Other Side Of Town

The makings of you

Ver aqui na Wikipédia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

As meninas

« A que nos vinga, a que nos enche de vida?

O quadro que eu prefiro é " As Meninas ", do Velasquez. Aquilo é um grande livro, um grande tudo. Mas onde é que está o livro? Não há livro, há vida. Aquele quadro ou o Vermeer: enquanto houver pessoas destas, a nossa vida não foi em vão. Não acabou com o absurdo final e a injustiça final da morte.

Excerto de entrevista efectuada por Anabela Mota Ribeiro a António Lobo Antunes, publicada na Pública de 12/10/2008

Infância traumática...

« A Maria Adelaide parece a encarnação de qualquer coisa boa, um desejo da infância.

A infância é boa retrospectivamente. Na realidade é um período dramático, de grande sofrimento, como a adolescência é. A maior parte das crianças são infelizes. Estão sempre a frustrá-las. Por que carga de água tenho de estar sempre a lavar os dentes?, porque é que tenho de comer a sopa?

Excerto de entrevista de Anabela Mota Ribeiro a António Lobo Antunes, publicada na Pública de 12/10/2008

Bofetada lúdica!


«Quando é que, realmente, andou à pancada a última vez?


Há uns meses dei um estalo a um gajo de mão aberta, de propósito. Não foi com muita força, mas foi um estalo - e isso humilha. Um murro não humilha. Porque é que foi? Não me lembro. Aquilo é feito com sentido lúdico. Como se fosse um miúdo. »
Excerto de entrevista efectuada por Anabela Mota Ribeiro a António Lobo Antunes, publicada na Pública de 12/10/2008

A nova imagem dos Bancos











Dueto semi(animal)

Harry Belafonte & Animal Drum Solo

Grace Jones - " Demolition Man "

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" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

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