Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 24 de novembro de 2007

Fairport Convention -" The Hanging Song "

Marília Vargas - "Orfeo" - Monteverdi

Marília Vargas...Ninfa

Com a Capella Reial de Catalunya, Direção Jordi Savall.

Gravado em Janeiro de 2002 pela Ops Arte, no Gran Teatro del liceo, Barcelona

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

À sombra de El Supremo

Ler aqui artigo da Revista Veja, sobre Hugo Chávez.

David Bowie - "Space Oddity"

A lenda do fogueteiro

" - Isso faz-me lembrar, Victor, a lenda do fogueteiro, que ouvi em Portugal.
- Conta.
- Sabes que em Portugal os fogos de artifício, a pirotécnia, é uma verdadeira arte. Quem não viu fogos de artifício em Portugal não sabe nada do que se pode fazer nesta matéria. E que colecção, Deus meu!
- Venha a lenda...
- Já lá vou! O caso é que havia numa aldeia portuguesa um pirotécnico, o fogueteiro, que tinha uma mulher formosíssima que era o seu consolo, o seu encanto e o seu orgulho. Estava loucamente apaixonado por ela e mais ainda orgulhoso. Gostava de fazer inveja, por assim dizer, aos outros mortais e passeava-a consigo como que a dizer-lhes: «Vedes esta mulher?, agrada-vos?Sim,hein?, pois é minha, só minha!, e vão-se lixar!». Não fazia senão gabar as excelências da formosura da mulher, e até pretendia que ela era a inspiradora das suas mais belas produções pirotécnicas, a musa dos seus fogos-de-artifício. Até que um dia, ao preparar alguns destes, enquanto estava, como de costume, a sua formosa mulher a seu lado para o inspirar, se lhe pega o fogo à pólvora, há uma explosão e têm de tirar marido e mulher desmaiados e com gravíssimas queimaduras. A mulher queimou-se numa boa parte da cara e do peito, de tal maneira que ficou horrivelmente desfigurada; mas ele, o fogueteiro, teve a sorte de ficar cego e não ver a desfiguração da mulher. E depois disto continuava orgulhoso da beleza da sua mulher, gabando-a a todos e caminhando ao lado dela, convertida agora em sua moça de cego, com o mesmo ar e porte de arrogante desafio que antes. «Já viram mulher mais formosa?», perguntava, e todos, sabedores da história, se compadeciam do pobre fogueteiro e lhe gabavam a formosura da mulher. "


Excerto de " Névoa ", de Miguel de Unamuno, Trd. Manuela Agostinho,Ed. Vega


King Crimson -" Matte Kudasai "

The Divine Comedy -" National Express"





Live at London Palladium

"Red River" - Howard Hawks

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Tony Bennett and Stevie Wonder - "For Once in my life"

Sly & The Family Stone - "Thank You "

The Righteous Brothers - "You've Lost That Lovin' Feelin'"

Fábrica de Lacticínios Tirolesa

"...Flambeau era uma figura da mesma estatura do Kaiser e tão internacional quanto este. Quase todas as manhãs os jornais noticiavam que ele escapara das consequências de um crime extraordinário para cometer outro. Era um gascão de altura gigantesca e de grande ousadia física e contavam-se as histórias mais extraordinárias das suas explosões de génio atlético: como virara o jugeinstruction de pernas para o ar e o pusera em cima da cabeça, para «refrescar as ideias»; como correra pela rua de Rivoli fora com um polícia debaixo de cada braço: Ele próprio afirmava que a sua fantástica força física era geralmente utilizada em cenas destas sem derramamento de sangue mas no entanto,pouco dignas. Os seus verdadeiros crimes eram sobretudo roubos engenhosos e indiscriminados. Mas cada um dos seus roubos era quase um novo pecado e só por si daria uma história. Era ele que dirigia a Fábrica de Lacticínios Tirolesa em Londres, sem fábrica, sem vacas, sem carros, sem leite, mas com um milhar de subscritores. Fornecia-os através da simples operação de transportar as pequenas vasilhas de leite das portas das pessoas para as portas dos seus próprios clientes."


Excerto de " A inocência do Padre Brown", de G.H.Chesterton,Trd.Vera Azancot,Biblioteca Visão,2000

John Cale -" Dying On The Vine"

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Isaac Hayes - "Walk On By "(Live at Music Scene 1969 Bozo)

'Hechos, dichos, ocurrencias y andanzas de Bardín el Superrealista'


Primeiro Prémio Nacional del Cómic(Espanha), ver aqui.

Bob Dylan -" Forever Young / Baby, Let Me Follow You Down"

O poder do tempo

" Os meus remorsos tinham acalmado, deixava-me deslizar para a doçura daquela noite em que tinha a minha mãe ao pé de mim. Sabia que uma noite assim não poderia tornar a acontecer; que a maior aspiração que eu tivesse neste mundo, a de conservar a minha mãe no meu quarto durante aquelas tristes horas nocturnas, era por de mais contrária às necessidades da vida e aos desejos de todos para que a satisfação que lhe haviam concedido naquela noite pudesse deixar de ser artificiosa e excepcional. Amanhã as minhas angústias recomeçariam, e a minha mãe não ficaria ali. Mas, quando as angústias se me acalmavam, eu deixava de as compreender; além disso, amanhã à noite era ainda distante; dizia de mim para mim que teria tempo para pensar, embora esse tempo não pudesse trazer-me qualquer maior poder, já que se tratava de coisas que não dependiam da minha vontade e que só o intervalo que ainda as separava de mim me fazia parecer mais evitáveis. "


Excerto de " Do lado de Swann",1º Volume de " Em busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust, Trd.Pedro Tamen,Ed. Círculo de Leitores,2003, P. 50

Entrevista de Vasco Pulido Valente


Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed