Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 13 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009


" 5. Descobrimento do cabo Verde e primeiros negros escravizados na Guiné

Neste mesmo ano de 46, um tal Dinis Fernandes, movido pelas mercês que o infante concedia aos que descobriam, determinou partir com um navio e passar adiante de todos os mais que já tinham descoberto, e assim passou o rio Saiaga, aonde outros já haviam chegado, que fica junto ao cabo Verde, noventa léguas depois do cabo Branco, dividindo este rio a terra dos mouros azenegues e a dos primeiros negros da Guiné, chamados jalofos; viu por lá certas almadias ou barcos de um madeiro em que andavam certos negros a pescar; alcançou um desses barcos pela popa com o batel que levava, em que estavam quatro negros, e estes foram os primeiros que, apanhados ou assaltados pelos portugueses, para Portugal vieram; e conquanto o dito Dinis Fernandes tenha achado muito rasto e sinais de densas povoações, e pudesse, querendo, assaltar gente e fazer escravos, para agradar ao infante somente quis gastar o tempo descobrindo terra mais para diante; e, navegando, viu um assinalado cabo que se formava na terra e se estendia para o poente, ao qual chamou cabo Verde por lhe parecer apresentar não sei que aparências de verdura. Este é um dos nomeados cabos e terras que há naquela costa de África e da Guiné. E porque em redor do dito cabo acharam tempos contrários aos que traziam e os impediram de prosseguir, resolveu o capitão tornarem-se a Portugal; e chegando a uma ilhota, junto ao dito cabo Verde, ali mataram muitas cabras, que foram farto refrigério e ajuda para a volta. E segundo parece querer dizer João de Barros, no capítulo 9 do seu primeiro livro e primeira Década, este trouxe mais negros de quatro salteamentos, pois diz que este capitão a Portugal tornou com novas do achamento da terra que descobrira e com negros, não resgatados aos mouros como outros que já haviam trazido para o reino, mas sim tomados nas suas próprias terras; de maneira que devia trazer mais de quatro, ( e assim parece que não faziam destrinça entre os negros e os mouros, nem a fizeram em qualquer nação que encontraram; a todos roubavam e cativavam, porque não iam com outro fim que não fosse o seu próprio interesse e fazerem-se ricos à custa das angústias alheias e do sangue humano). Teve grande alegria o infante com as novas e a presa que Dinis Fernandes trouxe, e concedeu-lhe mercês; e dizem que nunca pensava dar muito, mas só pouco, por muito que desse aos que lhe traziam destas novas; e por mor destas mercês se animavam muitos do reino a ir e a lançarem-se a grandes trabalhos e perigos com estes descobrimentos, para servirem o infante.
Dizem que sempre mandava e admoestava que não fizessem nenhum agravo às gentes das terras que descobrissem, e que com paz e amor com elas tratassem, porém vemos que lindamente folgava com os assaltos e violências que faziam e com os muitos escravos que traziam roubados e os assaltos; destes ficava com uma quinta parte, concedendo mercês aos salteadores e tiranos, assim aprovando todos aqueles pecados; e por isso a sua boa intenção, que dizem que tinha, para desculpa do que ofendia pouco servia."

Capítulo IX da " Brevíssima relação da destruição de África ", de Bartolomé de Las Casas, estudo, edição e notas de Isacio Pérez Fernández, trd. Júlio Henriques, Ed. Antígona, 1996

quarta-feira, 11 de março de 2009


Sérgio Santimano




Fotografias da série " Caminhos "(1993)
Ver aqui blogue de Sérgio Santimano.

Leituras na retrete(4)


" E ria. Ou começou rir a malícia toda dos olhos naquele menino ali, na cara dela, com sol da tarde chegando de fora. Ria também ele. Ria a raiva libertada de repente, e essas cenas assim, muito no quieto sonolento silêncio, felicidade de suas ideias no só do mundo, invadindo-lhe. Os cabelos escorridos, todo o corpo molhado do mel da luz e da luz da água, brilhavam sua pele nova. A vermelha baciazinha de esmalte queimava sua cor na pele mulata, pudicamente baixada. E ninguém que se mexia. Risos cresciam noutro calor. Calor se entornava de seus olhos ambos. Foi ela, Naninha, quem que veio. Seu só mexer de um passo medroso, mostrar o que ele devia de fazer. "(11/03/2009-00.14)


Excerto do conto " Manana, Mariana, Naninha ", incluído no livro " Velhas Estórias ", de José Luandino Vieira, Ed. União dos Escritores Angolanos,1989

Capas bizarras(9)


«Um homem armado matou pelo menos dez pessoas hoje de manhã num tiroteio numa escola secundária no sudoeste da Alemanha, perto de Estugarda. O Ministério do Interior disse que o número de vítimas está nos dois dígitos e que os mortos são todos estudantes.»

Ler aqui notícia no Público Online, 11/03/2009

«Um homem armado matou ontem pelo menos dez pessoas no Alabama (Sul dos EUA), antes de virar a arma contra si e se suicidar. Algumas das vítimas eram seus familiares, outras eram aparentemente desconhecidos, indicou o departamento de segurança pública estatal.»

Ler aqui notícia no Público Online, 11/03/2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

"...Vi uma vez, numa rua deserta, enormes bocados de papel girando com uma velocidade louca, e não sentia nenhum vento porque estava porque estava protegido por uma casa. Perseguiam-se uns aos outros como se se quisessem exterminar. Pouco depois pareciam ter acalmado, mas logo uma fúria insensata os voltava a possuir, e desatavam a correr outra vez, em todas as direcções, amontoando-se pelos cantos, disparando de novo, até que desapareceram da minha vista ao dobrar da esquina.

Só um jornal, mais pesado, não tinha ido atrás deles. Tinha ficado no chão, abrindo-se e fechando-se furiosamente, como se tivesse perdido o fôlego e procurasse respirar, convulsivamente.

Fiquei com uma impressão esquisita: e se a nossa vida fosse como aqueles bocados de papel? Não será um "vento" qualquer, invisível, misterioso, que nos empurra de um lado para outro, que comanda as nossas acções? Não seremos nós todos, afinal, uns ingénuos, quando pensamos possuir um qualquer pueril livre-arbítrio?

E se a vida que existe em nós mais não for que um inexplicável turbilhão de vento? Esse vento de que fala a Bíblia: «Sabes de onde vem, e para onde vai?»...Não nos acontece sonhar que mergulhamos na água e apanhamos peixes de prata, quando afinal apenas uma corrente de ar nos aflora a mão? "


Excerto de " O Golem ", de Gustav Meyrink, Trd. E. Leão Maia, Ed. Vega

Memórias de um rio


Rio Douro, com Barrô na margem direita. A fotografia a preto e branco é de meados dos anos sessenta(1960-....) e a fotografia a cores é de 2008.

André Malraux e T.E.Lawrence



«Una mirada excepcional: la de un aventurero, un hombre de acción arquetípico del siglo XX, sobre otro que le obsesionó y en el que a menudo quiso reflejarse. El trotamundos, jefe de escuadrilla, combatiente de la Resistencia, intelectual y político André Malraux plasmó su fascinación -su intriga, dijo él- por Thomas Edward Lawrence, Lawrence de Arabia, 13 años mayor, en un ensayo voluminoso y de una intensidad sobrecogedora. Se trata de El demonio del absoluto, que dejó inconcluso y que ahora publica por primera vez en castellano, en una cuidadísima edición, Galaxia Gutenberg.»

Excerto de artigo de Jacinto Antón, publicado no El País de 09/03/2009, ler aqui artigo completo.

Leituras na retrete(3)

" Fazia um calor infernal e seco, que ela adorava. Antes de aterrar, o piloto fora informado da existência de ligeiros tremores de terra na região mas já tinham passado, disse ele, e não havia razão para desistir. E pôs-se a dizer mal dos franceses.«Após cada um destes testes podem-se contar cinco dias: um, dois, três, quatro, cinco e a terra põe-se a tremer.» Pousou o helicóptero num campo de futebol poeirento no centro da didadezinha de Tequila. A população local estava rodeada por um cordão formado pelo que devia constituir toda a força policial da terra. No momento em que Vina Apsara fazia a sua descida majestosa (sempre fora uma princesa e agora preparava-se para ser uma rainha), ouviu-se num grito o seu nome simplesmente, Vi-i-i-i-naaa, aquelas vogais alongadas pela ânsia pura, e eu percebi - e não foi a primeira vez - que apesar da extrema devassidão, amplamente publicitada, da sua vida, apesar dos seus caprichos de estrela, dos seus nakhras, nunca ninguém lho levara a mal; havia nela qualquer coisa de desarmante e a reacção do público, em vez de censura, era miraculosamente de afeição incondicional, como se ela fosse o filho recém-nascido do mundo inteiro.
Chamemos-lhe amor." (09/03/09-06:57)

Excerto de " O chão que ela pisa ", de Salman Rushdie, Trd. Helena Ramos e Artur Ramos

Capas bizarras(7)


domingo, 8 de março de 2009


Orgasmos...


Orgasmo- Giorgia Ricci

«Hay sutiles aunque importantes diferencias entre los orgasmos de ellos y ellas. En las mujeres, el apagón es mucho más acusado que en los hombres, aunque en estos últimos los centros del miedo también se desactivan. Parte del experimento consistía en pedirles a ellas que fingiesen. "Obviamente, en los hombres no fue difícil determinar si alcanzaban un orgasmo o no, pero en las mujeres no es un asunto fácil, ya que podían fingirlo", dice Holstege. El escáner cazó la mentira. ¿Qué ocurre en el cerebro de una mujer cuando miente así? "Se activó la región del córtex motor que controla voluntariamente el movimiento pélvico. En realidad, esta región no se enciende cuando un orgasmo es real".»

Excerto de artigo de Luis Miguel Ariza para o El País, ler aqui artigo completo.

Antes as mulheres*

Só quando os homens chegam a uma certa idade é que podem dizer com certeza que as mulheres são melhores do que eles em tudo - mesmo na bola, a carregar pianos, a lutar com jacarés ou nas outras coisas em que ganhávamos quando éramos mais novos e brutos e fortes.
Quando se é adolescente, desconfia-se que elas são melhores. Nos vintes, fica-se com a certeza. Nos trintas, aprende-se a disfarçar. Nos quarentas, ganha-se juízo e desiste-se. Nos cinquentas, começa-se a dar graças a Deus que seja assim. Os homens que discordam são os que não foram capazes de aprender com as mulheres (por exemplo, a serem homenzinhos), por medo ou vaidade ou estupidez. Geralmente as três coisas.
Desde pequenino, habituei-me que havia sempre pelo menos uma mulher melhor do que eu. Começou logo com a minha linda e maravilhosa mãe, cuja superioridade - que condescendia, por amor, em esconder de vez em quando - tem vindo a revelar-se cada vez mais. As mulheres são melhores e estão fartas de sabê-lo. Mas, como os gatos, sabem que ganham em esconder a superioridade. Os desgraçados dos cães, tal como os homens, são tão inseguros e sedentos de aprovação que se deixa treinar. Resultado: fartam-se de trabalhar e de fazer figuras tristes, nas casas e nas caças e nos circos. Os gatos, sendo muito mais inteligentes, acrobatas e jeitosos, sabem muito bem que o exibicionismo vão leva à escravatura vil.
Isto não é conversa de engate. É até um tira-tesões. Mas é a verdade. E é bonita.


* Crónica de Miguel Esteves Cardoso, Público, 08/03/09

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed