Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 9 de junho de 2007

À Suivre - Revista de BD


Conheci a revista, quando adquiri este número especial, e abriu-se para mim todo um mundo novo na BD.

" A grande mentira " - Balla


Um grande disco de Pop Português, com duas músicas que merecem ficar na história da música moderna portuguesa: " A grande mentira " e " Outro futuro ".
Ver no My Space.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Sergent Garcia


Segunda Banda, a actuar no Festival Mestiço, da Casa da Música, 07/06/2007.
Já com um público bastante numeroso e com os seus ritmos sul-americanos e africanos, entusiasmaram os presentes, transformando o recinto numa pista de dança.

Coup de Bam


Primeira banda, a actuar no Festival Mestiço, realizado na Casa da Música.Dia 07/06/2007.
Apesar do pouco público, foram excelentes e a sua cantora irradiava simpatia. O seu sorriso é cativante e a sua voz forte e enérgica.

" Sinais de Fogo " - Jorge de Sena


Romance de Jorge de Sena, filmado por Luís Filipe Rocha.
Ainda não vi o filme, o livro é um dos livros da minha vida. Embora inacabado ou talvez por isso, é um dos melhores livros de sempre da Literatura Portuguesa.

José Rodrigues Miguéis


O meu escritor português preferido. Injustamente esquecido, pela voragem do tempo e do marketing actual.
Ler aqui, critica.

Foi descoberto um fresco de Botticelli, em Ungheria


Un affresco di Sandro Botticelli è stato scoperto da due restauratori in Ungheria, nel castello di Esztergom, la sede dell'arcivescovato sul Danubio. L'opera, che raffigura una delle quattro virtù (la temperanza), è tornata alla luce all'interno dello studio dell'allora arcivescovo Janos Vitez.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

" Por quem os sinos dobram " - Sam Wood













Li o livro, muito antes de ver o filme.
O livro, marcou a minha vida. O filme ilustrou parcialmente o livro que eu imaginei. A personagem de Maria, apesar de interpretada por uma actriz que eu gosto e escolhida por Ernest Hemingway, ficou longe da mulher que eu criei na minha memória.

Viriato


" A morte de Viriato " - José Madrazo/Museu do Prado
O meu primeiro herói, romantizado pelo ensino da época. Símbolo de um nacionalismo pacóvio e de um País fechado em si mesmo. Mas continua a povoar as minhas memórias, de uma forma indelével.
Sonhei com a descrição da sua morte e ajudou a formar a minha sensibilidade.

A Dália Negra- Brian de Palma


Filme realizado por Brian de Palma, baseado numa novela de James Ellroy.
O livro é espantoso, um dos livros da minha vida. O filme fica muito aquém do livro, conforme confessa o escritor, em entrevista.

Eduardo Teixeira Coelho


Os nossos melhores artistas têm que ir para o estrangeiro, para desenvolverem as suas capacidades.
Este genial desenhador foi reconhecido internacionalmente(ver aqui) e continua injustamente esquecido no nosso País.

Burne Hogart



Tarzan, faz parte da minha memória, principalmente quando desenhado por Burne Hogart.

Buck Danny


Buck Danny, desenhado por Victor Hubinon, um dos meus heróis favoritos e um dos meus desenhadores preferidos, ver site aqui.

Raduan Nassar

Aí pelas Três da Tarde

Raduan Nassar(para José Carlos Abbate)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em idéias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares a sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo "ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pêlo, mas sem ferir o decoro (o seu decoro, está claro), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome em seguida no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado) e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá ao fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Texto extraído do livro "Menina a caminho", Companhia das Letras - São Paulo, 1997. pág.71.

Saiba mais sobre o autor e sua obra visitando "Biografias".

Fred Szabries


"Mysterious Ways" • 24" x 36"
Pinturas em alumínio, ver aqui site.

quarta-feira, 6 de junho de 2007


1952 Nash Ambassador Custom Golden Airflyte

Avenue Brand Oranges, c. 1920s


Hell's Canyon Apples, c. 1950s

terça-feira, 5 de junho de 2007

Frank Lloyd Wright













O maior arquitecto do século XX, ver aqui.


" O empréstimo " - Machado de Assis

Ler aqui o conto de Machado de Assis.

Anna Koudella


Fotografia de Anna Koudella, ver aqui o seu site.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Helena Roseta


Henry Schile
A Arq. Helena Roseta, a pensar nos projectos para Lisboa. Embora eu não conheça qualquer projecto de arquitectura seu, foi eleita Presidente da Ordem dos Arquitectos, ler aqui.

Kitten Natividad


A actriz fetiche, de Russ Meyer, ver aqui mais fotos.

Imagens de Russ Meyer









Ver aqui, mais imagens.

Russ Meyer





O cineasta que combateu o puritanismo.Em vários dos trailers que surgem como material extra, na edição da "Trilogia Vixen", Russ Meyer é várias vezes apelidado de Fellini do campo. Compare-se qualquer filme de Russ Meyer com obras como "Amarcord" ou "A cidade das mulheres" e percebe-se onde está a diferença. E não é só a obsessão comum pelas mulheres de peitos avantajados, para usar um certo eufemismo… É que Russ Meyer nos Estados Unidos, como Federico Fellini em Itália, lutou contra o conservadorismo e o puritanismo, abriu novos horizontes, defendeu a liberdade e foi livre nas suas opções estéticas.As semelhanças talvez se fiquem por aqui, mas já são significativas. No caso de Russ Meyer, a falta de meios, e talvez de grandes talentos como cineasta, foram largamente compensadas pela ousadia, pela frescura, pelo prazer da vida e do acto de filmar. Autor de duas dezenas e meia de filmes, quase todos independentes, Russ Meyer é justamente considerado o mestre da comédia erótica americana, numa época em que tal designação, só por si, era já um escândalo. Títulos como a Trilogia Vixens, ou "Faster, Pussycat! Kill! Kill!", "Beyond the Valley of the Dolls" ou "Up", são hoje filmes de culto um pouco por todo o mundo. Se folhearmos o notável catálogo de filmes em DVD que a Midas Filmes colocou no mercado encontraremos títulos de nomes grandes do cinema como, entre muitos outros, Martin Scorsese, John Cassavetes, John Ford, Abbas Kiarostami, Takeshi Kitano, Emir Kusturica, André Téchiné, Nanni Moretti e… Russ Meyer. O simples facto de figurar ao lado de gente tão ilustre deverá fazer-nos pensar um pouco. Depois de a Play Entertainment nos ter presenteado com uma Edição Especial em dois discos de "O vale das bonecas II", chegou agora ao mercado a 'Trilogia Vixen', composta por "Vixen", "Super Vixens" e "Por baixo do vale das Ultravixens". O primeiro filme tem como personagem central uma jovem insaciável, o segundo coloca em cena um empregado de uma estação de serviço a quem a mulher não dá descanso, enquanto que a trilogia encerra com a cura "evangélica" de um homem que só se consegue satisfazer sexualmente de uma forma que a esposa (Kitten Natividad, um prodígio da natureza) não aprecia muito. JA

Ler entrevista de Kitten Natividad.


Noticia e entrevista, publicadas hoje no Jornal de Noticias

domingo, 3 de junho de 2007

Grandes capas de discos


Primeira Capa de LP desenhada no Brasil por Paulo Brèves (Sinter, 1951)
As 50 grandes capas de discos, ver aqui.

Giotto


O nascimento de Cristo, por Giotto.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed