Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 28 de julho de 2007

Sivuca


Valp-11914 "Sivuca"


Swedish television broadcast from 1969


DVD Sivuca

Sivuca, foi o mestre brasileiro do acordeão, ler aqui a sua biografia.

Primeiro estranha-se e depois entranha-se ( 1 )


Captain Beefheart & Magic Band -" Yellow Brick Road "

Joanna Newsom -" Sprout and the bean"

Bat For Lashes -" Whats a Girl To Do "

Pérolas Pop ( 1 )


Camera Obscura -" Lloyd I'm Ready To Be Heartbroken "

Au Revoir Simone - "Fallen Snow "

Altered Images -" Don't talk to me about love "

sexta-feira, 27 de julho de 2007

" O livro do Riso e do Esquecimento " - Milan Kundera

" Sim, pode dizer-se o que se quiser, os comunistas eram mais inteligentes. Tinham um programa grandioso. O plano de um mundo completamente novo em que todos encontrariam um lugar. Os que eram contra eles não tinham grande ideal, só alguns princípios morais usados e fastidiosos, que pretendiam utilizar para remendar os calções rotos da ordem estabelecida. Não é, portanto, surpreendente que esses entusiastas, esses corajosos, tenham triunfado facilmente sobre os timoratos e prudentes, e que bem depressa tenham começado a realizar o sonho, esses idílio de justiça para todos.
Sublinho novamente: o idílio e para todos, porque todos os seres humanos aspiram desde sempre ao idílio, a esse jardim em que cantam os rouxinóis, a esses reino de harmonia em que o mundo não se ergue como estranho contra o homem e o homem contra os outros homens, mas em que o mundo e todos os homens estão, pelo contrário, amalgamados na mesma e única matéria. Aí, cada um é uma nota de uma sublime fuga de Bach, e aquele que não quiser sê-lo passa a ponto negro inútil e privado de sentido, que basta agarrar e esmagar sob a unha como uma pulga.
Algumas pessoas perceberam imediatamente que não tinham um temperamento adequado ao idílio, e tentaram partir para o estrangeiro. Mas como o idílio é por essência um mundo para todos, os que queriam partir revelavam-se como a negação do idílio, e em vez de irem para o estrangeiro iam para a cadeia. Outros depressa seguiram o mesmo caminho; entre eles, diversos comunistas, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Clementis, que tinha emprestado o gorro em pele a Gottwald. Nos ecrãs dos cinemas, apaixonados tímidos davam as mãos, o adultério era severamente reprimido pelos tribunais de honra formados por simples cidadãos, os rouxinóis cantavam e o corpo de Clementis balouçava como um sino a tocar a nova manhã da humanidade. "

Excerto de " O Livro do Riso e do Esquecimento ", Milan Kundera, Trd. Tereza Coelho, Ed. Círculo de Leitores

Organ BWV 565 -Tocata e Fuga de J.S. Bach

Morphine -" Cure for Pain "

Bruce Springsteen - The River (LIVE in NY)

Fantástica versão ao vivo de " The River "

Pixies -" where is my mind"

Quatuor



Par Liberation.fr
LIBERATION.FR : vendredi 27 juillet 2007
Quatuor désigne à la fois une pièce pour quatre voix ou instruments et le groupe de quatre musiciens qui l’exécute. Ici, les musiciens sont Jacques Gamblin, José-Louis Bocquet, Thierry Bellefroid, Pascal Quignard, auteurs des textes d’origine. Catel les a adaptés et mis en images comme on met en musique. Observant ses hommes en posture amoureuse, c’est un portrait choral de l’éternel masculin que réussit l’artiste. Une fois encore, la littérature et la bande dessinée se rencontrent et convolent en noces de pure jubilation dans «Libération», qui publie cet été les trois premières histoires : «Presto», «Largo» et «Scherzo». La dernière paraîtra avec l’album début 2008, aux éditions Casterman.«Quatuor» est la seule production du cahier «Été» offerte sur le site Web de «Libération». Les enquêtes, reportages, jeux, quizz et chroniques à dévorer sur la plage, à la campagne, à la montagne ou ailleurs s'achètent en kiosque.

O nosso Portugal ( Marvão )











O poder ( reflexões)


The Great Dictator - Charlie Chaplin

Conferência de José Sócrates - Gato Fedorento



Vídeo de abertura do Congresso do PS, realizado em Santarém(2006)

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Toumani Diabaté-boulevard de l'independance

Toumani Diabaté, o mestre da Kora, ver site aqui.

Midlake - "Young Bride"

Midlake, ver site aqui.

Vladimir Nabokov



" Sus ojos brillaron como hojas húmedas; tenía los brazos cruzados y, a la trémula luz de la vela consumida, unas pálidas hebras peinadas hacia la izquierda relumbraron de un modo inquietante. -Sé que también sufres-fulguró nuevamente su voz-, pero tu sufrimiento, comparado con el mío, mi tempestuoso, turbio sufrimiento, es sólo la respiración pausada del que duerme. Piénsalo: no queda nadie de nuestra tribu en Rus. Algunos nos alejamos como jirones de niebla, otros se dispersaron por el mundo. Nuestros ríos son melancolía, ninguna mano intranquila esparce los rayos de la luna. Quietas están las huérfanas campánulas que por azar permanecen intactas, el gusli de un deslavado azul que alguna vez mi rival, el Duende de los Campos, empleó en sus canciones. Bañado en lágrimas, el tosco y afable espíritu doméstico ha abandonado tu hogar en deshonra, humillado, y se han marchitado los bosques, su patética luz, su mágica sombra. "


El duende de la madera (fragmento), este conto está incluído na colectânea Contos Completos I, ed. Circulo de Leitores


Vladimir Nabokov, escritor russo e naturalizado americano em 1945, escreveu em russo e inglês.Ficou famoso pelo seu romance " Lolita " posteriormente transposto para o cinema por Stanley Kubrick. Trata-se de um dos melhores escritores de sempre.



stanley kubrick - lolita - [humbert meets lolita]

Entrevista realizada por Bernard Pivot, em 1975, ler aqui.

" Pet Sounds " - Beach Boys


Ler artigo, na Mofo.


" Pet Sounds " montage (documentário).


God Only Knows (Brian sings lead)

" O deserto dos tártaros ", Trd. Margarida Periquito, Ed. Cavalo de Ferro.


Trailer do filme baseado no livro, ver ficha técnica do DVD.

Ler critica de António Magliulo, na revista Prometheus.

terça-feira, 24 de julho de 2007

segunda-feira, 23 de julho de 2007

"La Bête humaine "(1938) - Jean Renoir



" La Bête humaine ", de Jean Renoir, é baseado num romance de Émile Zola.

Greta Garbo


Magnifico post colocado no blogue "Horas dispersas"

O terramoto ignorado

Ser europeu não deveria ser viajar sem passaporte, comprar roupas de marca ou reclamar subsídios. Ser europeu é - ou deveria ser - a busca da solidariedade e o sentimento da cultura. Seria sofrer, neste instante, pelas consequências do terramoto que abalou a Úmbria e as Marche, duas províncias da Itália do meio, aquela Itália que não perdeu a cabeça com o dinheiro nem com a displicência e, sendo belíssima, continuou gentil.
Um terramoto que só fez dez mortos e três centenas de feridos - tanto quanto um desastre de comboio - , mas que arrasou, por completo, muitas pequenas aldeias e golpeou, em Assis, terra de São Francisco, o ciclo giottesco, uma das maiores inspirações da arte italiana, da arte europeia, da arte de todos os povos - a perfeição de uma humanidade e de um estilo.
Um europeu sentiria dor física ao ver o que o terramoto impiedoso fez no coração da Itália e da Europa e muito medo pelas perdas que o entulho e os destroços ainda possam esconder.
Duvidamos que os portugueses tenham recebido essa perda dessa forma. Ou de qualquer outra. Havia os senhores Damásio e Manuel José além dos campanários habituais.
Mas não fomos só nós. A comunicação social inglesa preocupou-se muito mais com a condenação ( remível a dinheiro ) de uma inglesa na Arábia Saudita, a francesa com a visita de Chirac a Moscovo, a espanhola com a Liga e a bolsa. E a própria Igreja italiana parece ter dado mais importância ao Congresso Eucarístico e ao festival com Bob Dylan.

Crónica de Victor Cunha Rego, para o DN e incluída em " Os dias de amanhã ", Ed. Circulo de Leitores, 1999.

Big Country - "Wonderland" (HQ)

Associates -" Party Fears Two "(Uk Tv 1982).

Buster Keaton in "Hard Luck" (1921 short film)


Buster Keaton, um génio da comédia do cinema mudo.

Mantegna

When Francesco Squarcione [to whom Mantegna was apprenticed] was commissioned to decorate the chapel of St Christopher, in the Eremitani Church of Sant'Agostino in Padua, he handed the work over to Niccolo Pizzolo and Andrea." I-242Destroyed in an air raid in 1944St James led to execution, Eremitani, Padua


Mantegna (1431-1506).

A união desfaz a força

23/07/2007

O diretor Wim Wenders, que estranhamente não consegue fazer um filme decente desde 1984 (sim, falo de "Paris, Texas"), encontrou a chave para a crise da Europa. A chave, de acordo com o próprio Wenders em artigo para o caderno Mais!, já não passa pela política porque os europeus estão cansados dos políticos. Para Wenders, só a cultura pode dar alma à Europa. A cultura da Europa, acrescenta o alemão, surge marcada por uma gloriosa diversidade expressiva. E é essa diversidade que acabará por salvar a unidade do "projeto europeu".


A ideia de Wenders é simpática. Mas, com todo o respeito pela insensatez do homem, eu não vejo como é possível fortalecer a unidade da Europa quando, precisamente, a cultura européia é a imagem da sua diversidade. Esse, aliás, tem sido o problema recorrente do "projeto europeu": acreditar que a diversidade histórica, e cultural, e artística, pode ser uniformizada num documento constitucional comum, como se os europeus, e os estados europeus, não fossem pequenos universos distintos, com identidades distintas e séculos de história por trás.


Wenders propõe reforçar ainda mais essa diferença cultural para mostrar o que nos une. Curiosamente, não parece passar pela cabeça do diretor que o resultado talvez seja o oposto: mostrar aquilo que nos desune e que qualquer manual de História da Arte comprova sem grande esforço.


Arte européia? Não existe. E mesmo no interior de cada país, a diferença impede qualquer generalização apressada. Não existem catedrais góticas ou pinturas renascentistas. O gótico espanhol é distinto do gótico inglês. E, mesmo dentro do primeiro, o gótico leonino (e mais clássico) é distinto da exuberância do gótico andaluz e sevilhano. Para não falar do português, ou do alemão. Ou das diferenças regionais no interior de Portugal ou da Alemanha.


Não existe pintura do Renascimento. Existem pintores, como Mantegna ou Bellini, ambos italianos e ambos distintos do francês Jean Fouquet, a trabalhar na mesma altura. E se falamos da modernidade artística, e até cinematográfica, não sei que espécie de unidade pode promover a diversidade do cinema de Almodóvar, de Bergman ou do próprio Wenders.


A proposta de Wim Wenders toca no ponto, mas de forma errada: a Europa apresenta uma secular diversidade cultural e é precisamente essa diversidade que impede as fantasias correntes de unidade política "federal". Acreditar que a realidade salva a fantasia é, no fundo, não entender coisa nenhuma sobre ambas.


João Pereira Coutinho, 31, é colunista da Folha de S.Paulo. Reuniu seus artigos para o Brasil no livro "Avenida Paulista"(Ed. Quasi), publicado em Portugal, onde vive. Escreve quinzenalmente, às segundas-feiras, para a Folha Online.E-mail: jpcoutinho.br@jpcoutinho.com

domingo, 22 de julho de 2007

Stagecoach (1939) - John Ford




Jacques Tati - L'École des facteurs (1947)


Sun Ra - Space Is The Place




Sun Ra, o criador do space jazz em documentário.

John Cage "4'33"

John Cage (1912-1992).EUA.Contemporâneo.

Katia Ricciarelli - Pergolesi - Stabat Mater (Dolorosa)

Giovanni Battista Pergolesi ( 1710-1736). Itália.Barroco.

" Os nomes " - Don Delillo

" Ele tinha mordido um pêssego e estava a cheirar a polpa fibrosa junto do caroço. Creio que sorri, reconhecendo os meus modos afectados. Estes pêssegos eram uma desconcertante delícia, alguns deles, provocando aquele tipo de sensualidade que é tão inesperadamente profunda que parece exigir outro contexto. Não se espera que as coisas vulgares sejam assim agradáveis. Nada no exterior do pêssego nos diz que ele irá ser tão suculento, húmido e aromático, com o sumo a escorrer-nos pelas gengivas, nem tão subtilmente colorido por dentro, de um aveludado dourado com veios cor de rosa. Tentei discutir isto com os rostos do outro lado da mesa.
- Mas eu acho que o prazer não é fácil de repetir - disse Eliades. - Amanhã comemos um pêssego do mesmo cesto e ficamos desapontados. Então perguntamo-nos se não estaríamos enganados. Um pêssego, um cigarro. Aprecio um cigarro em cada mil. Todavia continuo a fumar. Julgo que o prazer está mais no momento do que no acto. Continuo a fumar para encontrar esse momento. Talvez tente até morrer. "

Excerto de " Os Nomes ", Don Delillo, Trd. Maria Manuela Ribeiro, Ed. Relógio D´Água,
publicado também na colecção Mil Folhas do Público.

Abbas







Abbas, fotógrafo iraniano da Magnum, ver biografia.

"The Passion Of Joan Of Arc"(1928) - Carl Dreyer

The Passions -" I'm In Love With A German Film Star"

Livros para o Verão


Livros para o Verão, ver aqui artigo do Jornal " La Repubblica "

World of Warcraft in The Simpsons

Isaac Hayes - "Shaft"

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed