Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Selecção olímpica portuguesa parodiada em blogue chinês*


* Sol Online, 15/08/2008

Leituras dispersas(3)


" - O senhor pensa que lavar-se muito é saudável para a pele e para as entranhas?
O vagabundo, depois de pensar um pouco, deu a sua opinião.
- Pois não, senhor, eu penso que as águas provocam reumáticos, e tifo, e vesânias, e outros males do corpo e da alma, como lombrigas, e sarampo, e paralisia, e que Deus não criou o homem para andar a meter-se nas águas, pois para isso já existem os caranguejos e os besugos, mas sim para andar em terra firme, como as lebres e os cavalos, sem subir pelos ares como a águia, nem percorrer as águas como o tubarão, nem mergulhar nas sementeiras como a toupeira. É isso o que eu penso e posso jurar-lhe, meu amigo, que nunca senti nem soberba nem tentações de sair dos lugares que me foram marcados pela divina Providência.
Dupond concordou com tudo o que o vagabundo dizia e ambos voltaram ao pó donde tinham saído e no qual acabariam por se transformar, talvez para não desencadearem as iras dos céus."

Excerto de " Vagabundo ao serviço de Espanha ", de Camilo José Cela, Trd. Cristina Rodriguez e Artur Guerra, Ed. Asa, Colecção Pequenos Prazeres, 2ª Edição

R.Stevie Moore

« Editada pela Cherry Red, mítica casa editorial britânica, "Meet The R.Stevie Moore" é a primeira antologia séria e com distribuição alargada da sua obra.
Compreendendo as centenas de discos que lançou entre 1974 e 1986-a fase mais brilhante e mais produtiva da sua carreira -...»

Pedro Gomes, Ípsilon de 15/08/2008




Ill (Worst) (1968)

Goodbye Piano (1975)

I Love All The Girls (1974)

Here Comes Summer Again (1977)

Ver aqui site de R.Stevie Moore

O Beijo

Ainda toda quente da roupa tirada
Fechas os olhos e moves-te
Como se move um canto que nasce
Vagamente mas em toda a parte


Perfumada e saborosa
Ultrapassas sem te perder
As fronteiras do teu corpo


Passaste por cima do tempo
Eis-te uma nova mulher
Revelada até ao infinito.


Paul Éluard, Trd.Egito Gonçalves


Lee Hazlewood e Nancy Sinatra -" Ladybird "

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Leituras dispersas(2)


" Como é que este coronel Bernardes nos aparece instalado, ao reflexo azul e espúrio duma piscina, num monte restaurado, nas espessuras dum Alentejo em que ainda correm abetardas, se levantam perdizes e melharucos, pairam águias de pólo em pólo e jazem restos de dólmens e menires, encobertos entre os alecrins? O coronel recolheu-se a este monte isolado, por largas temporadas, numa atitude de protesto, num brado de carácter. Fora humilhado.
É que o coronel Bernardes, que daqui a nada levantará a voz contra os faladores deste país, sem que o autor o contrarie, revela-se, ele mesmo, um conversador compulsivo e isso teve as suas consequências menos fastas. Mas como é que pode ser, isto de um homem praticar precisamente aquilo contra que levanta bandeira? Dolorosa resposta: a alma humana, a contraditória, paradoxal e desamparada alma humana. Meditemos durante uns largos segundos e compenetremo-nos de quão frágeis somos e dignos de comiseração."
Excerto de " Fantasia para dois coronéis e uma piscina", de Mário de Carvalho, Ed. Caminho,1ª Edição

Todos nascemos nus

Todos nascemos nus
- condição dos vermes,
dos punhais
e da luz.


Os filhos só têm a mais
o terror das diferenças
das mães a vesti-los com os braços
- destinos feios
de mijo a chorar nas rendas
e violinos em trapos.


Todos nascemos nus
- condição dos seios,
das açucenas
e dos sapos.


Mas até os seios das mães
são diferentes.
Uns cheiram a sedas quentes,
outros, a urina de cães.


Bem. Agora devia sofrer
cuspir nos espelhos
dos remorsos.
E esbofetear o céu
com gritos de mãos de ossos.


Mas não. Sorrio.
Todos nascemos nus
- condição dos mortos
despidos pelo frio.


Álbum/XII, de José Gomes Ferreira

Leituras dispersas(1)


" Drogo ficou só e sentiu-se praticamente feliz. Saboreava com orgulho a sua determinação de ficar, o gosto amargo de abandonar as pequenas e certas alegrias por um grande bem a longo e incerto prazo(talvez a isso subjazesse o pensamento consolador de que estava sempre a tempo de partir).
Um pressentimento - ou seria só esperança? - de coisas nobres e grandiosas levara-o a ficar, mas também podia ser apenas um adiamento, no fundo nada ficava comprometido. Tinha muito tempo à sua frente. Tudo o que há de bom na vida parecia estar à sua espera. Que necessidade havia de se preocupar? Mesmo as mulheres, criaturas encantadoras e estranhas, previa-as como uma felicidade certa que lhe era formalmente prometida pela ordem natural da vida.
Quanto tempo diante de si! Mesmo um só ano já lhe parecia longuíssimo, e os anos bons tinham apenas começado; pareciam formar uma sequência muito longa da qual era impossível vislumbrar o fim, um tesouro ainda intacto e tão grande que uma pessoa até se podia enfadar.
Não havia ninguém que lhe dissesse: «Tem cuidado, Giovanni Drogo!» A vida parecia-lhe inesgotável - obstinada ilusão - muito embora a juventude tivesse já começado a fenecer. Mas Drogo não conhecia o tempo. Mesmo que tivesse diante de si uma juventude de centenas de anos, como os deuses. mesmo assim teria sido pouco. E ele, pelo contrário, dispunha de uma vida simples e normal, de uma curta juventude humana, avaro dom que os dedos das mãos chegavam para contar e que se dissiparia ainda antes de se dar a conhecer."
Excerto de " O Deserto dos Tártaros", de Dino Buzzati, Trd. Margarida Periquito, Ed. Cavalo de Ferro, 3ª edição

Limões...


terça-feira, 12 de agosto de 2008

domingo, 10 de agosto de 2008

O real e o imaginado


" Eram os acontecimentos que surgiam no livro que estava a ler; é verdade que as personagens por eles afectadas não eram «reais», como dizia a Françoise. Mas todos os sentimentos que a alegria ou o infortúnio de uma personagem real nos fazem experimentar só acontecem em nós por intermédio de uma imagem dessa alegria ou desse infortúnio; o engenho do primeiro romancista consistiu em compreender que no aparelho das nossas emoções, como a imagem é o único elemento essencial, a simplificação que consistiria em suprimir pura e simplesmente as personagens reais seria um aperfeiçoamento decisivo. Um ser real, por muito profundamente que simpatizemos com ele, é em grande parte apreendido pelos nossos sentidos, o que quer dizer que permanece para nós opaco, que apresenta um peso morto que a nossa sensibilidade não pode levantar. Se é atingido por uma infelicidade, só numa pequena parte da noção total que ele tem de é que podemos comover-nos com isso..."
Pintura:Jackson Pollock - "Composition"
Excerto de " Á procura do tempo perdido ", de Marcel Proust, Trd. Pedro Tamén

Cien escritores en español eligen los 100 libros que cambiaron su vida*

« El ser humano es un animal que nace, crece, se reproduce y hace listas. Será porque no podemos resistirnos a transformarlo todo en una competición o porque el mundo necesita ganadores a los que admirar, envidiar o discutir, según la naturaleza de cada uno, y perdedores a los que compadecer, en el mejor de los casos; pero lo cierto es que no hay nadie que esté a salvo de las comparaciones ni oficio que no tenga su olimpiada, y por ese motivo, sin querer oír al escritor Mark Twain, que ya nos avisó de que en este mundo hay tres tipos de mentiras que son los embustes, las patrañas y las encuestas, nos pasamos la vida haciendo precisamente eso, encuestas y sondeos: quién es el político más influyente del país, el más fiable, el que merece menos crédito; quienes son las 10 personas más poderosas, las más admiradas, las más guapas; quiénes son los más ricos, los menos amables, los más deseados, los peor vestidos... »
* Benjamín Prado, 10/08/2008 , El País Semanal
Fotografia da biblioteca de Camilo Castelo Branco, na Casa de Camilo, em Seide/V.N.Famalicão

Igreja românica de S.Pedro de Rates(1)










Música: La Folia - Jordi Savall

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed