Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Leituras dispersas(1)


" Drogo ficou só e sentiu-se praticamente feliz. Saboreava com orgulho a sua determinação de ficar, o gosto amargo de abandonar as pequenas e certas alegrias por um grande bem a longo e incerto prazo(talvez a isso subjazesse o pensamento consolador de que estava sempre a tempo de partir).
Um pressentimento - ou seria só esperança? - de coisas nobres e grandiosas levara-o a ficar, mas também podia ser apenas um adiamento, no fundo nada ficava comprometido. Tinha muito tempo à sua frente. Tudo o que há de bom na vida parecia estar à sua espera. Que necessidade havia de se preocupar? Mesmo as mulheres, criaturas encantadoras e estranhas, previa-as como uma felicidade certa que lhe era formalmente prometida pela ordem natural da vida.
Quanto tempo diante de si! Mesmo um só ano já lhe parecia longuíssimo, e os anos bons tinham apenas começado; pareciam formar uma sequência muito longa da qual era impossível vislumbrar o fim, um tesouro ainda intacto e tão grande que uma pessoa até se podia enfadar.
Não havia ninguém que lhe dissesse: «Tem cuidado, Giovanni Drogo!» A vida parecia-lhe inesgotável - obstinada ilusão - muito embora a juventude tivesse já começado a fenecer. Mas Drogo não conhecia o tempo. Mesmo que tivesse diante de si uma juventude de centenas de anos, como os deuses. mesmo assim teria sido pouco. E ele, pelo contrário, dispunha de uma vida simples e normal, de uma curta juventude humana, avaro dom que os dedos das mãos chegavam para contar e que se dissiparia ainda antes de se dar a conhecer."
Excerto de " O Deserto dos Tártaros", de Dino Buzzati, Trd. Margarida Periquito, Ed. Cavalo de Ferro, 3ª edição

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed