Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 7 de março de 2009

Radio, Radio




Watchmen


«Watchmen nació hace ya más de dos décadas, en septiembre de 1986, en 12 tebeos consecutivos, uno al mes, con los nombres de Alan Moore y Dave Gibbons como autores. "En aquel momento ni existía lo que ahora llamamos respetuosamente novela gráfica", dice sarcástico de los intentos de darle más seriedad al cómic como medio. Era una historia que diseccionaba el mundo de los superhéroes conocido hasta entonces con una trama que transcurre en el año 1985 en una realidad alternativa donde Richard Nixon disfruta de su quinto mandato en la Casa Blanca, Estados Unidos ha ganado en Vietnam y un grupo de "superhéroes" que nunca fueron más que justicieros disfrazados sobrellevan como pueden su jubilación en medio de la guerra fría. "Fue un golpe de suerte que la acción transcurra en 1985 porque le da un tono intemporal, parte de una década polarizada y fruto de un tiempo increíble en la historia estadounidense, los sesenta y los setenta, con la revolución cultural, sexual, Vietnam, la llegada del hombre a la Luna, los asesinatos de JFK y Martin Luther King. Un tiempo mítico de dioses y superhéroes", se relame el autor recordando esos años que él también vivió.» Rocío Ayuso, El País Online, 07/03/2009, ler aqui artigo completo.

Atum Ramirez











«O sucesso dos últimos dois anos, com as vendas a crescerem 30%, de 18 para 24 milhões de euros, anima Manuel Ramirez a avançar com investimentos em novas instalações e equipamento para aumentar e continuar a diversificar a produção da mais antiga conserveira do mundo. O presidente da Ramirez confessa-se «preocupado com a saúde do mundo», mas sabe que esperar por melhores dias é adiar o inevitável.» Jennifer Mota, Sol,07/03/2009, ler aqui artigo completo.
Imagens retiradas do site da Atum Ramirez.

Prometeu - Se devo falar-te com franqueza, dir-te-ei que odeio todos os deuses; cumulei-os de favores, e em paga dão-me um tratamento iníquo.
Hermes - A tua razão extravia-se. Estás doente.
Prometeu - Bendita doença, se é doença odiar os nossos inimigos.
Hermes -Triunfante, serias intolerável.
Prometeu - Ai, ai de mim!
Hermes - Eis uma das exclamações que Zeus desconhece.
Prometeu - Nada há que o tempo não ensine, à medida que envelhecemos.
Hermes - E, no entanto, tu não aprendeste ainda a ser prudente.

Excerto de " Prometeu acorrentado ", de Ésquilo, Trd. L. Pereira Gil

Guerra de trincheiras















1) Fotografias retiradas da Life, datadas de 1916 e 1917, autor anónimo.
2) Excerto do filme "Paths of Glory" (1957), de Stanley Kubrick, com Kirk Douglas.
3) Décimo aniversário da morte de Stanley Kubrick, ler aqui artigo publicado no El Mundo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Capas bizarras(6)


estrebaria de porta aberta

«na zona do Saldanha, a coçar a magreza com o debrum preto das unhas. Agora não leio jornais: vejo o teletexto, a única coisa, aliás, que vejo na televisão desde que o futebol deixou de ser um desporto, a política uma ocupação digna e a cultura se transformou em banalidades veementes, uma estrebaria de porta aberta em que toda a gente entra, como dizia D. Francisco Manuel de Melo, autor muito do meu afecto. Vejo as capas e as primeiras páginas no quiosque frente ao restaurantezito onde como e passo à frente. As prosinhas do PÚBLICO aparecem hoje na Visão, onde sempre me trataram com extrema delicadeza. Há pouco abri um exemplar e dei com umas tantas frases acerca de mim, estúpidas, desonestas e ignorantes: fiquei curado. É pena que os jornais, como a literatura, sejam uma estrebaria de porta aberta: devia ser reservada aos profissionais sérios, como os nomes de que há pouco falei, e que decerto existem. Conheço alguns. Estes parágrafos para o PÚBLICO são uma homenagem a esses nomes. O que me assusta é o facto de qualquer pessoa estar à mercê de criaturas medíocres, sem possibilidade de rectificar a pulhice. Faleceu oportunamente no Brasil: ao menos o Ecos de Pombal era sincero. A lebre para a esfomeada com fé: ao menos o Almanaque da Sãozinha dava esperança a quem almoça um carioca e um salgado ao balcão. Ao ficar cega a sua existência ganhou sentido: ao menos as Selecções do Reader's Digest animavam os que tropeçam. Se tornar a meter o olho entre páginas e receber sinceridade, esperança e sentido com certeza que lerei. E se o testículo de João for o testículo de António, então, juro, não perco uma sílaba. Desde miúdo que me dá vontade de abrir os brinquedos, a verificar como funcionam. E tenho um par de tais apêndices de que ignoro o mecanismo e nos quais suspeito»

Excerto de crónica de António Lobo Antunes, publicada na edição de aniversário do Público(05/03/2009), ler aqui artigo completo.

Capas bizarras(5)

quarta-feira, 4 de março de 2009

O Eternauta

Personagem de banda desenhada, criada na Argentina em 1957, por Héctor Germán Oesterheld, e desenhada inicialmente por Francisco Solano López, ler aqui na Wikipédia.

Capas bizarras(3)

Lá vai morto!!!!!

« Um lençol com letras vermelhas a dizer "Lá vai morto" foi usado, no sábado passado, para cobrir uma doente na Urgência do "S. João". O familiar não queria acreditar. O hospital pede desculpa e responsabiliza o serviço de lavandaria.
Abílio Vasconcelos ficou perplexo quando viu a sogra, Carolina Ferreira da Silva, deitada numa maca, num corredor do serviço de Urgência do Hospital de S. João, coberta com um lençol pintado com a frase de mau gosto: "Lá vai morto!" escrito com marcador vermelho em zona bem visível. A doente encontra-se em estado terminal.»

Reportagem de Inês Schreck, para o Jornal de Notícias, ler aqui.

Leituras na retrete(2)

"É uma experiência única, diziam na TV: «Em Famalicão, crianças ensinam idosos a escrever.» Por acaso, não é uma experiência única. A televisão tendência para os exageros, é perdoável. A televisão é um abajur com meio século de idade num mundo que existe há biliões de anos e na história de uma humanidade que já vai em quatro mil anos bem escritos e cheios de escrita. Ainda assim é (e isso devia bastar) uma bela experiência: crianças a ensinarem adultos.
No entanto, devo dizer que, apesar de bela, se trata de uma experiência mais do que banal. O que acontece é que nem sempre os adultos estão disponíveis para aprender. Nisso lembram-me muito os meus alunos. Às vezes não lhes apetece aprender, e depois dizem que eu não ensinei nada. Palermas."(04/03/2009-06:15)

Retrete da Namibia e excerto da crónica 7. Lições de vida, incluído no livro "Luto pela felicidade dos portugueses", de Rui Zink, Ed. Quasi, Colecção Inéditos Sábado

terça-feira, 3 de março de 2009

Capas bizarras(2)


Prostituzione intellettuale

Capas bizarras(1)


“Já falei da louca, filha da lavadeira. Foi a primeira mulher nua que vi na minha infância. E, ainda agora, ao bater estas notas, tenho a cena diante de mim. Eu me vejo, pequenino e cabeçudo como um anão de Velásquez. Empurro a porta e olho. O espantoso é que sinto uma relação direta e atual entre mim e o fato, como se a memória não fosse a intermediária. A demente tem a tensão e o cheiro da presença viva. Mas como ia dizendo: - no fundo, encostada à parede, está a nudez acuada”. (p.39)

Excerto de "A menina sem estrela - Memórias", de Nelson Rodrigues; São Paulo: Companhia das Letras, 1999, Coleção das Obras de Nelson Rodrigues, sob a coordenação de Ruy Castro

Super-Homem


«É um pássaro? É um avião? Não, é uma cópia original do álbum de banda desenhada onde aparece pela primeira vez o Super-Homem. O exemplar do número um do “Action Comics”, considerado o “Santo Graal” da BD, começa hoje a ser leiloado.»
«“É o Santo Graal das bandas desenhadas”, declara Fishler, que considera que o exemplar pode atingir um preço superior a 300 mil euros. Apesar desse valor, não foi estabelecida uma licitação mínima, pelo que o livro pode ser vendido por qualquer preço.»

Excertos de artigo de Rafael Pereira para o Público de 27/02/2009, ler aqui na íntegra.

McDonald's

«Ward diz que voltou a ser um cliente regular porque seu McDonald's fica aberto até a uma da manhã. Fillian e Milano, que agora já têm filhos, dizem que levam as crianças com frequência para brincar lá e não se sentem culpadas de dar a eles fatias de maça e carne branca dos Chicken McNuggets. Green voltou a frequentar - relutantemente - porque o café com leite do McDonald's são mais baratos e mais convenientes do que os do Starbucks.»

«Em novembro, último dado disponível, a companhia havia tido 55 meses consecutivos de aumento nas vendas globais de suas lojas. Durante um ano em que o mercado de ações perdeu um terço de seu valor - seu pior desempenho desde a Grande Depressão - as ações do McDonald's tiveram um aumento de quase 6%, tornando a companhia uma das duas únicas do índice Dow Jones cujo preço das ações cresceu em 2008. (A outra foi oWalMart.)»
Excertos de artigo de Andrew Martin para o The New York Times, traduzido por Eloise De Vylder, ler aqui o artigo completo.

David LaChapelle


« Para la revista 'American Photo', David LaChapelle es uno de los 10 fotógrafos más importantes del mundo. Actualmente, la Monnaie de París presenta una de las retrospectivas más completas del artista nacido en 1963 en Connecticut. Más de 200 fotografías entre las que se halla su última serie inédita: 'Presagios de inocencia', realizada en 2008.» Ler aqui artigo de Horacio Oliveira para o El Mundo Online,02/03/2009.


segunda-feira, 2 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

Being Dufay





Ler aqui post de Nuno Galopim no blogue Sound+Vision.

"Being Dufay"(baseado nas composições medievais de Guillaume Dufay), composto por Ambrose Field e interpretado(tenor) por John Potter, filme realizado por Mick Lynch.

Mozambique

Clap your hands
Because you're gonna die

Every victim is searching for his hangman
Every hunter is stalking his prey
Victim find a victim and hang the hangman
Better to die as a free man than to live as a slave
Clap your hands
Because you're gonna die

The white beast is in the villages
Dealing only in death
With his soul left behind him
He is
The raper of women
Mutilator of children
Murderer of men

Unite and fight

Mozambique - Amon Düül II (1973)

Touch of Evil




Ciudad Juárez(México): Ficção e realidade

«Hasta hace 20 minutos tenía 14 años y se llamaba Raúl. Estaba parado en la esquina de su casa, charlando con dos amigos. Un coche apareció muy lentamente por el final de la calle llena de gente. Cuando estuvo a su altura, dos hombres -ni jóvenes ni viejos, ni guapos ni feos, nunca nadie ve nada en Ciudad Juárez- se bajaron y apuntaron sus armas sobre él. Un tiro, dos, tres...

Ahora ya no tiene 14 años ni se llama Raúl. Sólo es el último muerto de esta ciudad maldita donde el único negocio que florece es el de las funerarias. Un tiro, dos, tres... Así hasta 25. Los perros ladrando. El padre de Raúl escuchando los disparos, bajando a la calle, descubriendo justo lo que el presentimiento le iba diciendo al oído. Su hijo de 14 años, estudiante de secundaria, desplomado entre la acera y un Ford Thunderbolt de color crema. Con la cabeza destrozada a balazos.»

Ler aqui reportagem de Pablo Ordaz para o El País(01/03/2009)

Video: Cena do apartamento do filme " Touch of evil "(A sede do mal) de Orson Welles, interpretado por Orson Welles e Charlton Heston.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed