Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sonhos...


" O material psíquico dos pensamentos do sonho habitualmente inclui recordações de experiência marcantes - não raras vezes datando dos primeiros anos da infância - que são assim regra geral apercebidas como situações com cariz visual. Sempre que surgir a oportunidade, essa porção dos pensamentos oníricos exerce uma influência determinante sobre a forma que toma o conteúdo do sonho; como que poderíamos dizer que constitui um núcleo de cristalização que atrai a si o material dos próprios pensamentos oníricos, afectando assim a distribuição destes últimos. A situação num sonho muitas vezes mais não é que a repetição modificada, complicada por interpolações, de uma importante experiência deste género; por outro lado, é raro aparecerem nos sonhos repetições fiéis e exactas de cenas reais."



Pintura de Tàpies; excerto de " O significado dos sonhos ", de Sigmund Freud, Trd. Inês Busse; música" Winter's Love ", dos Animal Collective

Tàpies, la genialidad de un joven octogenario*


*«Antoni Tàpies, considerado uno de los artistas más importantes de la segunda mitad del siglo XX, cumple 85 años el próximo día 13 de diciembre. Para conmemorar el aniversario de uno de los españoles más prestigiosos y reconocidos a nivel internacional, la Galería Soledad Lorenzo de Madrid (C/ Orfila, 5) exhibe hasta el 17 de enero una selección de las obras más recientes del creador catalán (en la imagen, 'Os').
El humor, la vitalidad y el espíritu joven y potente de Tapies quedan reflejados en una serie de piezas realizadas sobre maderas y telas de diferentes formatos, y en los que se da cabida a tonos ocres, grises, negros o rojos.
Según afirma José Marín-Medina en el catálogo de la exposición, "volviendo siempre a las fuentes de la materia, la práctica del arte de Tapies avanza irresistible, evitando por una parte la tiranía de la forma y superando, a otro respecto, el viejo debate entre materia y espíritu".»
Recorra la exposición
(Fotos: Galería Soledad Lorenzo) El Mundo Online, 04/12/2008

Em escuta: " Solid Air " - John Martyn(1973)



Solid Air

Don't Want To Know

Dreams By The Sea

Ver aqui site de John Martyn.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

...




The Smiths -" The Boy With The Thorn In His Side "

" Joachim enterrara o rosto nas mãos. Sim, o pai tinha-o estigmatizado; acontecera agora e sentia-se revoltado. O pastor aproximara-se dele e ele ouviu, distantes, consolações banais: sim também nisto o pai parecia ter razão; aquele servidor da Igreja desempenhava bastante mal os deveres do seu ministério, devia saber que é a própria voz de Deus que fala pela boca de um pai e por ela anuncia a sua provação; por isso seu pai era agora demente: ninguém é impunemente porta-voz de Deus. O pastor não passava de um homem comum; se fosse, realmente, um instrumento de Deus na terra, também ele teria de delirar. Mas Deus indicou o caminho da Graça sem a mediação do padre; contra isso não nos podíamos revoltar, era preciso conquistar a Graça na solidão e na dor. "

Excerto de " Os Sonâmbulos "(Volume 1), de Hermann Broch, Trd. António Ferreira Marques, Ed. 70



The Smiths -" Please, please, please, let me get what i want "

Dorothy Collins and Raymond Scott



Lightworks

Imagem retirada deste blogue.

The Divine Comedy -" If "

La magia, los ritos y los misterios cerebrales de la historia*


Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed