Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Já não se pode ser livre!

« La extraña desaparición del 'gourmet' suizo en el restaurante de Ferran Adrià da un giro de 180º. La policía suiza ha localizado a Pascal Henry, el 'gourmet' suizo que desapareció en El Bulli, el restaurante de Ferran Adrià. En concreto, se encuentra en una localidad suiza, pero no ha sido arrestado ya que, según apuntan las primeras informaciones, no existe denuncia de desaparición por parte de la familia.»

Ler aqui artigo publicado no " El Mundo", 07/08/08

terça-feira, 5 de agosto de 2008

No mundo não há crimes sem testemunhas...


" O livro desapareceu. O enorme e pesado volume, que estava pousado num banco, desapareceu aos olhos de dezenas de doentes. Os que viram o roubo não disseram nada. No mundo não há crimes sem testemunhas, sejam pessoas ou objectos. Mas poderá haver semelhantes crimes? O roubo do romance de Marcel Proust é um mistério que é melhor esquecer depressa. Além disso, todos ficaram calados pela ameaça. Foi lançada para o ar, mas mesmo assim teve um efeito garantido. Quem viu, ficou calado porque tinha medo. O benefício de semelhante silêncio é confirmado por toda a vida no campo de concentração, e não só do campo, mas por toda a experiência da vida civil. O livro podia ter sido roubado por um preso qualquer a mando de algum criminoso mais forte a fim de provar a sua coragem, o seu desejo de pertencer ao mundo do crime, aos donos do campo. O livro podia ter sido roubado por estar mal pousado: na extremidade de um banco que se encontrava no enorme pátio do hospital, um edifício de dois andares."


Excerto do conto " Marcel Proust ", de Varlam Chalamov, Trd. José Manuel Milhazes Pinto

Música: Fun Boy Three -" The Lunatics Have Taken Over the Asylum"

Kinks -" Come Dancing "

The Kinks -" Days "

Lloyd Cole & The Commotions -" Perfect Skin "

The Go-Betweens - "Right Here"

The Divine Comedy - "Generation Sex"

Berlusconi tapa seio de pintura*

Giovanni Battista Tiepolo - "Woman with a parrot"(1760/1761)

«Para não ferir sensibilidades, o primeiro-ministro italiano decidiu fazer um retoque e mandar tapar um seio a descoberto numa pintura do século XVIII. »


* Expresso Online, 05/08/08

Monkey, journey to the West (Mono, viaje hacia el Oeste)




«Monkey, journey to the West (Mono, viaje hacia el Oeste) es una ópera cantada en mandarín y la última colaboración de Damon Albarn, ex cantante del grupo de brit-pop Blur, con Jamie Hewlett, creador de Tank Girl. No es la primera vez que el dúo de artistas lleva a la práctica ideas que de primeras suenan descabelladas.





Albarn y Hewlett son los humanos detrás de Gorillaz, una banda de dibujos animados que terminó resultando más convincente que la mayoría de los grupos de pop comercial.
Albarn, una de las figuras musicales clave en la década de los noventa, podría vivir de las rentas. O haberse convertido, por ejemplo, en granjero y fabricante de quesos, como el ex bajista de Blur Alex James. Pero su curiosidad y afán de experimentación no le han permitido dormirse en los laureles. Además de Gorillaz, ha formado la banda The Good, The Bad and The Queen junto al bajista de The Clash Paul Simonon, y dirige la iniciativa Africa Express, donde une a músicos africanos con artistas de rap, djs y grupos de rock. Monkey es, hasta la fecha, su proyecto más arriesgado.»
Brenda Otero - Londres - 05/08/2008 , El País Online

domingo, 3 de agosto de 2008

A propósito de milagres e de sexo...

«Assim se entende o meu recente ordálio numa sala de cinema. Por motivos de promessa religiosa, assisti a "O sexo e a cidade", versão filme, e posso garantir que teria sido preferível ir a Fátima. O filme pretende fechar a série, retomando o destino das Spice Girls alguns anos depois. A morena está casada e feliz. A ruiva está casada e infeliz. A loira não está casada mas está feliz. E a intermédia, personagem central que narra o destino das outras, quer casar para ser feliz. »

Excerto do filme " O milagre segundo Salomé" baseado no romance homónimo de José Rodrigues Miguéis.

Excerto de artigo " O sexo oral " de João Pereira Coutinho, publicado na Folha de S.Paulo.

As pessoas apenas precisam de amor!


" A indiferença foi seguida pelo medo, por um medo não muito forte: temia perder esta vida salvadora, este trabalho salvador de aquecer água, este céu alto e frio e as dores nos músculos gastos. Compreendi que tinha medo que me mandassem para as minas, tinha medo e não havia nada a fazer. Na minha vida, quando me sentia bem, nunca procurava sentir-me melhor. A carne nos meus ossos aumentava de dia para dia. Inveja, eis o sentimento a seguir que se apoderou de mim. Tinha inveja dos meus camaradas que morreram em 38. Tinha também inveja dos vizinhos vivos que possuíam alguma coisa para comer e fumar. Só não tinha inveja do chefe, do contramestre, do responsável pela brigada, porque isso era outro mundo.
O amor não voltou a mim. Que distância separa o amor da inveja, do medo, da raiva! As pessoas apenas precisam de amor! O amor chega quando todos os sentimentos humanos já voltaram. O amor é o último a chegar, o último a regressar. Mas regressará ele ? A indiferença, a inveja e o medo não foram as únicas testemunhas do meu regresso à vida. A piedade para com os animais voltou antes da piedade para com os homens. "

Excerto do conto " A sentença", de Varlam Chalamov, Trd. José Manuel Milhazes Pinto

Pulp Magazine




Ler aqui artigo na Wikipédia.

Is That Jazz?

Gil Scott Heron

This Land Is Your Land

Pete Seeger


Bruce Springsteen

Richard Avedon


Ver aqui site oficial dedicado a Richard Avedon.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed