Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sábado, 7 de julho de 2007

" Deus e o Diabo na terra do Sol " - Glauber Rocha

Redescobrir o realizador brasileiro Glauber Rocha, aqui.

Joy Division -" Decades "

Amo esta música, faz parte da minha epiderme.

"BEASLEY STREET" - JOHN COOPER CLARKE

" Beasley Street ", ler poema, e ver aqui site de John Cooper Clarke, injustamente esquecido e revelado em Portugal, no programa " Aqui rádio silêncio ", de Miguel Esteves Cardoso(anos 80).

Lucinda Williams - "World Without Tears" (live)

" There are more things " - Jorge Luís Borges

" Derrubada que fora a parede divisória, a sala de jantar e a biblioteca das minhas recordações eram agora uma divisão única, grande e desmantelada, com muito poucos móveis. Não vou tentar descrevê-los, pois não estou certo de tê-los realmente visto apesar da implacável luz branca. Explicando melhor. Para vermos uma coisa é preciso compreendê-la. Um cadeirão pressupõe o corpo humano, as suas articulações e as suas partes; a tesoura, o acto de cortar. E o que dizer de um candeeiro ou de um veículo? O selvagem não pode entender a bíblia do missionário; o passageiro não vê o mesmo cordame que os homens de bordo: Se víssemos de perto o universo talvez não o percebêssemos. "


Excerto de " There are more things ", de Jorge Luís Borges, incluído em " O livro de Areia ", Ed. Editorial Estampa, colecção Livro B, trd. Aníbal Fernandes

Ingmar Bergman - "O sétimo selo"

Benditas mulheres


Imagens tiradas dos blogs : O decote de Deus e Os dias que voam

Wraygunn -" She's A Go Go Dancer "

Pentangle - "Light Flight"

sexta-feira, 6 de julho de 2007

" A cidade e as serras " - Eça de Queiroz

" Uma formidável moça, de enormes peitos que lhe tremiam dentro das ramagens do lenço cruzado, ainda suada e esbraseada do calor da lareira, entrou esmagando o soalho, com uma terrina a fumegar. E o Melchior, que seguia erguendo a infusa do vinho, esperava que Suas Incelências lhe perdoassem porque faltara tempo para o caldinho apurar... Jacinto ocupou a sede ancestral- e durante momentos ( de esgazeada ansiedade para o caseiro excelente) esfregou enèrgicamente, com a ponta da toalha, o garfo negro, a fusca colher de estanho. Depois, desconfiado, provou o caldo, que era de galinha e rescendia. Provou- e levantou para mim, seu camarada de misérias, uns olhos que brilharam, surpreendidos. Tornou a sorver uma colherada mais cheia, mais considerada. E sorriu, com espanto: - Está bom! "

Excerto de " A cidade e as serras ", Ed. " Livros do Brasil ", fixação de texto por Helena Cidade Moura

Young Marble Giants -"Brand New Life"

Amo o único disco dos Young Marble Giants " Colossal Youth ", que foi agora reeditado em CD, mas vou continuar a ouvir o vynil.

Alessandro Pautasso


Ilustrações e fotografias de Alessandro Pautasso, ver aqui.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Tom Verlaine -" Glory "

"Paranoid Android" - Radiohead

" Abu Ghraib " - Botero


Quadros de Botero, sobre Abu Ghraib, ver aqui.

TV on The Radio


TV On The Radio, gospel y ruido blanco en Madrid

5 de julio.- De vez en cuando pienso (y admito que me gusta pensarlo) que los negros son superiores a la hora de expresarse con música. Al fin y al cabo, ¿a quién coño expoliaron si no Elvis, Beatles, Beach Boys, Rolling Stones y hasta la desnatada, deshuesada y casi pura nada Diana Krall (aunque también fusilaron en el otro bando: ¡ese Lenny Kravitz!)?
La teoría, y creo que estoy bastante de acuerdo conmigo mismo, es simple y no mía: los negros lo inventan porque lo sienten (blues, jazz, rock, hip hop...) y los blancos llegan detrás, le quitan un poquito de alma, lo intelectualizan, lo envuelven bonito y lo venden por millones. Una generalización un poco mostrenca, pero quizás no tan trola en alto porcentaje.
No es el caso de los neoyorquinos TV On The Radio, pero el teorema viene a cuento. Porque lo que hicieron estos cuatro 'negratas' y un blanco en el Joy Eslava de Madrid el miércoles, de tan sencillo, no es en principio nada del otro mundo. Pero hay algo especial: una mezcla de voces negras y ruido blanco, un atavismo denso, oscuro como sus jetas, atmosférico, dislocado, que envuelven melodías que en sí no cambiarán el mundo, pero golpean con eficacia.
Se trata de una mezcla de 'post punk' con voces de aire gospel. Nada tan raro en principio, pero los mantras vocales, épicos y con un punto iglesia, y la tosquedad de la batería, envuelta en enormes nubes de ruidoso 'delay' y en unos 'samples' que se oían bastante menos que en sus dos discos, conforma un conjunto atractivo y contemporáneo. Digamos que la negritud, acompañada de instrumentaciones sobre todo blancas, es la clave de su valor añadido (lo que por ejemplo les falta, en territorios parecidos, a sus paisanos 'The Walkmen', muy potentes en el pasado Benicàssim, pero sin una dirección tan definida).
El público, que llenó la sala, lo celebró casi tanto como el show de 'Cat Power' aquí mismo hace tres meses. Con más motivo. El sonido, que en esta sala se queda en gaseoso, fue de nuevo un tanto tibio (¡falta volumen!), pero al menos la contundencia de los de Brooklyn salvó la distancia que engulló los gatunos quejidos de 'Chan Marshall', por más que su pose 'coolista' y la autenticidad de su banda hipnotizaran eficazmente al personal.
Los mejores momentos ayer en 'TV On The Radio', lo mejor también de sus dos álbumes: 'Playhouses', el estribillo más coreado; 'Staring at the sun' (no, no es una versión de U2), el final apoteósico; y 'The wrong way', en rápida versión punk rock, una potente descarga de adrenalina. De nivel instrumental, como todo grupo yanqui que se precie, van sobrados (ayuda también que la propuesta tiene un punto de tosquedad lineal que permitió que al final batería y segundo guitarra se cambiaran los trastos).
El grupo se curró el show como auténticos negros (cito a Eto'o) y el público también con sus sudores: Joy Eslava, una sauna con estructura de ratonera, nos hizo sudar la camiseta a todos por igual.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Espionagem americana a Jonh Lennon


A CIA descobriu que o músico John Lennon pagou passagens aéreas para um ativista contra a Guerra do Vietnã.


John Lennon - " just like starting over "


Vendedor de jornais morre baleado por fazer barulho em Minas Gerais

Um vendedor de jornais foi morto com um tiro no rosto na manhã desta segunda-feira em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte-MG). Segundo a PM (Polícia Militar), o tiro foi desferido por um técnico em telecomunicações que não conseguia dormir por causa dos gritos do vendedor. Ele foi preso.


De acordo com a PM (Polícia Militar), Luis Carlos dos Santos, 45, vendia exemplares de uma publicação popular que circula em Minas em frente ao prédio onde mora o técnico Jorge de Carvalho, 39. Segundo testemunhas, da janela de seu apartamento --localizado no segundo andar do prédio--, Carvalho teria dito para Santos parar de gritar.


Como o vendedor não o atendeu, o técnico desceu e os dois discutiram. Ainda segundo testemunhas, Carvalho teria ameaçado dar um tiro em Santos caso ele não parasse de fazer barulho e subido para seu apartamento. Pouco depois, como o vendedor continuava gritando, Carvalho atirou. O tiro --de uma arma calibre 32-- acertou o rosto do vendedor de jornais, que morreu no local.


Carvalho chegou a trocar de roupa e a fugir, ainda de acordo com a PM. Ele foi localizado e preso em flagrante a cerca de 6 km de casa. O homem deve responder a um processo por homicídio doloso (com intenção).


À Polícia Civil, o técnico teria confirmado ter cometido o crime porque queria dormir e, como Santos gritava muito, não conseguia descansar. Carvalho informou ainda que trabalha à noite e já havia discutido em outras oportunidades com Santos.


O corpo do vendedor de jornais foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte. A arma do crime não havia sido encontrada até as 13h20 desta segunda-feira.

Folha de S. Paulo online, 02/07/2007

Lisboa Negra

La banda de 13 músicos de Baaba Maal arrancó pisando el acelerador a fondo, como si le fuera la vida en ello, y encandiló al público. Con los repiques espectaculares del tama -tambor de axila o tambor parlante-, la contundencia del tambor sabar y las bailarinas descoyuntándose en unos movimientos que harían palidecer aún más al blanco que intentara emularlos. El cantante senegalés no goza de la reputación de su compatriota Youssou N'Dour -no sabe moverse con su habilidad por los pasillos de la política-, pero su voz también rasga el aire.
El cantante senegalés no goza de la reputación de Youssou N'Dour pero su voz rasga el aire
Lisboa negra. Lisboa africana. África Festival es un homenaje que la ciudad se hace a sí misma desde hace dos años. Lo dijo Paulo Flores, uno de los músicos más queridos de Angola, durante su actuación del viernes, junto a una Torre de Belém iluminada por los reflectores y la luna: este festival sirve para aproximarnos pese a las diferencias. El luandés, que creció en Lisboa con sus abuelos, alejado de la guerra civil que sangraba Angola, se hizo acompañar a la guitarra por el guineano de Bissau Manecas Costa. Aunque cante en portugués sobre tolerancia, perdón, respeto -valores destruidos por lustros de conflicto-, se inspira en el universo poético del idioma kimbundo.
Según Paula Nascimento, que programa y produce África Festival para el Ayuntamiento de Lisboa, "se trata de desmitificar el concepto de música africana, para introducir el de músicas africanas, y de promover el orgullo de los afrodescendientes por su cultura". La tercera edición, que se inauguró el jueves con conciertos de la joven revelación caboverdiana Mayra Andrade y de los Músicos del Nilo, tuvo el sábado a la camerunesa Sally Nyolo, ex Zap Mama, que organizó su actuación en torno al complejo bikutsi -la traducción sería "el que golpea la tierra"-, ese ritmo de frases cortas y trepidantes que se respira en las noches tórridas de la ciudad de Yaoundé.
El triunfador del viernes fue Bassekou Kouyate, que ha tocado con tipos como Ry Cooder, Ali Farka Toure o Taj Mahal. Ríe como un niño grande cada vez que oye la palabra "falseta". Recuerda que los Ketama la repetían sin parar durante la grabación de Songhai2 con Toumani Diabate. Tras el dominio de la kora, el arpa laúd de veintitantas cuerdas, ha llegado el momento del ancestral n'goni, una diminuta guitarra de tres a cinco cuerdas que suena como un banjo o una guitarra de blues. Sin la amplificación ni el aporte modernizador de Bassekou, probablemente ya hubiera desaparecido de la faz de la tierra. El maliense pulsa las cuerdas, las estira, las acaricia, las golpea con una técnica prodigiosa. La energía de su grupo, que se presentará en La Mar de Músicas en unos días, remite al mejor rock and roll.
En el cine San Jorge, también de forma gratuita, actuarán entre hoy y el día 8 grupos como el aclamado Tinariwen, cuya historia narra Teshumara, les guitares de la rébellion touareg, documental francés que se proyecta dentro del ciclo de 15 películas Sonidos y Visiones de África, junto a títulos como el maliense Bamako, el surafricano Bajove Dokotela, the Philip Tabane story, o Lusofonia A (R)evolução.


Noticia do El País, 02/07/2007


domingo, 1 de julho de 2007

" O Paraíso perdido " - Jonh Milton

William Blake (Inglaterra/1757 - 1827) Outras ilustrações de Blake (9 imagens)
Ler critica, aqui.

Peter Beard

Ver site, aqui.

" O Deserto dos Tártaros " - Dino Buzatti



OS DESTINOS APRISIONADOS NA DISTANTE SOLIDÃO DA ESTEPE

Uma obra-prima do século XX coloca algumas questões existenciais.Há livros que parecem presos no destino das suas personagens alguns atingem a glória devido à fama de uma figura marcante que atravessa o texto; outros vivem numa espécie de recolhimento, tal como fazem os respectivos protagonistas. O Deserto dos Tártaros faz parte do segundo grupo, pois imitou o herói na modéstia, condenado a um injusto esquecimento.No futuro, este será talvez visto como um dos grandes romances do século XX. E, no entanto, livro de culto em muitas línguas, é difícil de encontrar, apesar de adorado por minorias militantes. Em português, estas belas páginas chegam pela mão da Cavalo de Ferro, numa tradução de Margarida Periquito.O Deserto dos Tártaros é uma etérea (e também cruel) metáfora sobre um mundo imóvel que se recusa a ver a realidade. Uma visão pessimista da existência humana, na busca do sentido para o tempo que corre, do ser perante os grandes espaços da dúvida e do vazio, da solidão e do mistério da morte. No fundo, este romance mágico fala da planície que todos nós contemplamos para a frente das nossas vidas, uma paisagem ameaçadora e imóvel, habitada pelo desconhecido.Não é surpreendente que o livro seja tão sombrio, pois foi escrito em 1939 por um jornalista, Dino Buzzati, que certamente percebia bem as ameaças que se aproximavam. Buzzati (1906-1972) é uma figura fascinante escreveu e pintou, escreveu crónicas até ao fim da vida, no Corriere della Sera, e tem uma importante obra literária, com destaque para a arte do conto. Neste caso, o autor terá retirado a inspiração das suas reportagens na Etiópia, onde a Itália de Mussolini tentava criar um império que pudesse equiparar-se à grandeza de Roma.Mas a perspectiva de Buzzati nunca é política, o que explica a universalidade do texto. A fortaleza de Bastiani fica nas fronteiras de uma monarquia imaginária, povoada por um exército não identificado. Podemos talvez visualizar uma sociedade europeia do primeiro terço do século. O filme homónimo de Valerio Zurlini recria uma espécie de exército austro-húngaro, mas seria viável colocar a acção num contexto, por exemplo, de ficção-científica. Ou no cenário de um jornal, na condição de haver pequenas vaidades e tarefas que se consomem no próprio dia.

Luís Naves, Diário de Notícias

O Deserto dos Tártaros
Dino Buzzati

CASABLANCA - AS TIME GOES BY

O olhar, o corpo, a sensualidade

Fotografia de Gabriele Rigon

" Paciência " - Lenine

Auto-retrato dedicado a Leon Trotsky(1937)-Frida Kahlo


" Creio que é bastante ver o modo por que ela compõe as rendas e os babadinhos do roupão para compreender que é uma senhora pichosa, amiga do arranjo das coisas e de si mesma. Noto que rasgou agora o o babadinho do punho esquerdo, mas é porque, sendo também impaciente, não podia mais " com a vida deste diabo ". Essa foi a sua expressão, acompanhada logo de um " Deus me perdoe! " que inteiramente lhe extraiu o veneno. Não digo que ela bateu com o pé , mas adivinha-se, por ser um gesto natural de algumas senhoras irritadas. Em todo caso, a cólera durou pouco mais de meio minuto. D. Benedita foi à caixinha de costura para dar um ponto no rasgão, e contentou-se com um alfinete. O alfinete caiu no chão, ela abaixou-se a apanhá-lo. Tinha outros, é verdade, muitos outros, mas não achava prudente deixar alfinetes no chão. Abaixando-se, aconteceu-lhe ver a ponta da chinela, na cadeira que tinha perto, tirou a chinela, e viu o que era: era um roidinho de barata. Outra raiva de D. Benedita, porque a chinela era muito galante, e fora-lhe dada por uma amiga do ano passado. Um anjo, um verdadeiro anjo ! D. Benedita fitou os olhos irritados no sinal branco; felizmente a expressão bonachã deles não era tão bonachã que se deixasse eliminar de todo por outras expressões menos passivas, e retomou o seu lugar. D. Benedita entrou a virar e revirar a chinela, e a passá-la de uma para outra mão, a princípio com amor, logo depois maquinalmente, até que as mãos pararam de todo, a chinela caiu no regaço, e D. Benedita ficou a olhar para o ar, parada, fixa. "

Excerto de " D. Benedita -um retrato ", conto de Machado de Assis, incluído na antologia de contos " Um homem Célebre ", Ed. Livros Cotovia, colecção Curso Breve de Literatura Brasileira

A cozinha moderna em 1956


Esposas temporais ou prostitutas ?

Ler aqui artigo publicado no " El País"

"Woman in the Moon" (1929) - Fritz Lang



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