Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pixies -" Velouria "

Deus está dentro de nós

Excerto do filme " Jesus de Nazaré ", de Zeffirelli: A revelação

Clítoris




Titãs - "Clitóris"

Fotografia de Stephane Fugier

Cinaidos

" Para o homem grego da cidade clássica, o desejo que um cidadão adulto experimentasse por um rapaz livre era o modelo dominante da ligação erótica.Nenhuma outra forma de contacto masculino gozava do mesmo prestígio, a mesma aceitação ou até as mesmas pretensões de bem-aventurança erótica. Mas o sexo entre homens da mesma idade, em especial se ambos possuíssem barba, era alvo constante de chacota, declarado inaceitável pelo espírito de justiça ou, com maior zelo, absolutamente repugnante e detestado( mesmo que a relação decorresse sob a máscara da privacidade). Contudo, o pior dos adultos que se pudesse imaginar era um adulto efeminado, que permitia que o próprio corpo fosse usado para o prazer de outro homem - o «cinaidos». Ninguém se chamava a si próprio «cinaidos», e este tratava-se do tipo de insulto explosivo que nem sequer podia considerar-se chacota. Era até possível dizer-se à socapa que todos os políticos « levavam por trás » e soltar umas gargalhadas, mas chamar« cinaidos» a alguém representava um acto de uma hostilidade violenta. Como senhor, um cidadão podia ter sexo com o moço seu escravo e até expressar desejo por ele, embora as relações de poder influíssem inevitavelmente no que se passava. Não era muito digno fazer sexo com um prostituto, em especial aos olhos dos inimigos, mas as normas das preocupaçõesda Antiguidade a respeito do recurso a prostitutos não eram iguais às das preocupações moralistas contemporâneas. Melhor dizendo, havia um franzir reprovador do sobrolho, porque frequentar um prostituto podia tornar-se um fardo em termos financeiros ou revelar pouco auto-domínio, em especial quando o visado dissera mal de alguém que lhe era antipático. Mas, perante o modelo do cidadão com o seu moço, todos os outros tipos de desejo masculino desvaneciam-se.


Excerto de " Amor, Sexo e Tragédia ", de Simon Goldhill, Trd. Maria Graça Caldeira, Ed. Aletheia

The Flaming Lips -" With You "

Madonna -" Lucky Star "

Paolo Conte - "Como mi vuoi?"

Olhares...




Fotografias de:
1) Duane Michals
2) Duane Michals
3) Eugénio Recuenco

Battito anale

«Al otro lado del arco mediterráneo se han pasado varios meses cantando una canción que lleva por título Battito anale (Latido anal). Cantándola y bailándola, porque como toda canción del verano que se precie, Battito anale tiene una sugerente coreografía. El artífice de esta oda al sexo anal, propagada a través de YouTube (y cuyos versos rezan así: "Salgo del hotel con mis andares cadenciosos y el culo bien caliente/ Me has sodomizado brutalmente, pero muy suavemente/ el anal 'beat' entra en mí por vía rectal y yo me abandono a su ritmo ancestral"), se llama Manuel Cuni. Más conocido artísticamente como Immanuel Casto, tiene 24 años y lleva desde los 17 haciendo uso de su talento musical para celebrar la sexualidad en todas sus formas, especialmente la homo. Lejos (mucho) quedan los tiempos del Over the rainbow o el Noa noa, himnos gays disfrazados de lo contrario donde las alusiones a la homosexualidad no por veladas resultaban menos obvias.»
El País Online,05/09/2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Manuel Cruz -" Ninguém É Quem Queria Ser "

Desejo reprimido




Sexy Boy

Franz Ferdinand(versão)


Air(original)



Air(acústico e ao vivo em Londres)

O sacrifício de Iracema

" No dia seguinte cedo, saí para comprar o Dia e o Notícia. No primeiro, o crime era a matéria principal da página 11 e, no segundo, a manchete de primeira. Na Notícia, havia uma foto enorme da filha-de-santo invejada, Iracema, nua, o corpo estendido, escancarado, com partes e detalhes anatômicos expostos. Diante do exemplar pregado na banca, um grupo alegre e mórbido se divertia: «Olha os peitos, cara. Passou a ferro os dois biquinhos. Olha a xoxota!»
Lá dentro, a matéria descrevia:
«Possuída pelo demônio, a mãe-de-santo Hergolinda W. de Assumpção, de 47 anos, sacrificou num ritual de magia-negra a filha-de-santo Iracema Lademel, 36 anos. Pelada e completamente em transe, a mulher arrancou com uma faca os olhos, os dentes e a língua de Iracema, enfiou em sua boca um cálice de madeira, queimou os seios com ferro de passar roupa, e se banhou com o sangue da oferenda de Exu. O filho de Hergolinda, 12 anos, também nu, assistiu perplexo às cenas macabras.»
A assassina fora presa e levada para a 40.ª DP, de Honório Gurgel, por uma guarnição do 9.º BPM, de Rocha Miranda. A matéria informava ainda que o próprio marido de Hergolinda, o mecânico de automóveis Ezakiel Miraflores, 50 anos, chamara a polícia assim que chegou a casa por volta da meia-noite de sábado.
O terreiro ficava na mesma rua do Centro de dona Lucinda.
Eu já estava me sentindo numa foto daquelas."




Fotografia de Francesca Woodman
Excerto de "Inveja mal secreto", de Zuenir Ventura, Ed. Palavra
Música:Missa Cantilena:1. Agnus dei (Matteo da Perugia).2. Interlude.3. Benedicamus domino. , interpretada pelo agrupamento Mala Punica dirigido por Pedro Mesmeldorff.

Dead Kennedys -" We've got a Bigger Problem Now"

" Encontra-se em boa forma, tem a mente sã. É, ou tem sido, um erudito e a erudição continua a ser, intermitentemente, o seu ponto fulcral. Vive de acordo com os seus rendimentos, o seu temperamento, os seus meios emocionais. Será feliz? Sim, acredita que sim. Contudo, não esqueceu a última frase de Édipo: Nenhum homem é feliz enquanto não está morto. "

Excerto de " Desgraça ", de J.M.Coetzee, Trd. José Remelhe

À flor da pele

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Public Enemy - "Public Enemy No. 1"

" O rosto de Dean estava rubro. Arrancamos sem dizer nada. Tirar-nos o nosso dinheiro para a viagem era uma autêntica provocação a incitar-nos ao roubo. Sabiam que estávamos tesos e não tínhamos familiares pelo caminho nem a quem telegrafar a pedir dinheiro. A polícia americana move uma guerra psicológica contra os americanos que não a amedrontam com papéis impressionantes e ameaças. É uma polícia vitoriana; põe-se a perscrutar de janelas bafientas e pretende indagar acerca de tudo, e pode inventar crimes a seu bel-prazer, se os crimes não existirem.« Nove linhas de crime, uma de tédio», disse Louis-Ferdinand Céline. Dean estava tão furioso que queria regressar a Virgínia e dar um tiro no chui, logo que arranjasse uma arma. "

Excerto de " Pela estrada fora ", de Jack Kerouac, Trd. Armanda Rodrigues e Margarida Vale de Gato

Roy Ayers -" Freaky Deaky "

Salvation

Pere Ubu -" Come Home "

" - Um padre? Que tem o padre a ver comigo ou eu com ele? Nunca gostei de padres, mas agora detesto-os mais do que nunca! Um padre, meu caro! - repetia ele, pondo-me a mão no ombro. - Não me mande padre nenhum, se de facto prezar a sua sanidade mental! A minha confissão acabaria por deixá-lo maluco. E quanto ao médico, nunca na minha vida me senti tão bem disposto e - acrescentou, erguendo-se bruscamente e olhando-me de soslaio - , a menos que deseje envenenar-me, peço-lhe, em nome da caridade cristã, que me deixe só."

Excerto do conto " O último dos Valerii", de Henry James, Trd.Manuel João Gomes

Ondas...


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Na morte somos todos iguais

Norman Rockwell - " Freedom to Worship "

Na residência de Verão!!!

A franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-refém das Farc, encontrou-se hoje com o Papa Bento XVI, numa audiência privada na residência de Verão do Sumo Pontífice, em Castelgandolfo .

Bauhaus-" Who killed Mr Moonlight "

Guerra?!

Excerto de " O Ritual dos sádicos "( O penico), de José Mojica Marins

Raymond Scott - "Lightworks"

Pablo Picasso -" Old Guitarist "

domingo, 31 de agosto de 2008

What a wonderful world

Shane Macgowan & Nick Cave

Pintura de Felicien Rops

Verdades antigas

" Ama a Humanidade como a ti próprio! Isto é tudo; isto é tudo e nada mais é preciso; saberás depois como hás-de viver. E, além disso, só há uma verdade... uma verdade antiga, antiquíssima, mas que é preciso repetir uma e mil vezes, e que até agora não se arreigou nos nossos corações. O conhecimento da vida está acima da vida; o conhecimento da lei da felicidade... está acima da própria felicidade... Eis aqui aquilo contra que se deve lutar. E eu contra isso lutarei! Se todos quisessem, tudo mudaria sobre a Terra num momento."

Excerto do conto " O sonho dum homem ridículo", de Fiódor Dostoiévski, Trd. Natália Nunes, Ed. Quasi

Creedence Clearwater Revival - "Have You Ever Seen The Rain?"(legendado)

A propósito de Manoel de Oliveira

« Mas ainda falta muito para o fim do mundo!

Como é que sabe isso? Ninguém sabe de nada. O futuro é uma incógnita. Sabe que o conhecimento dá-nos o que se conhece, as leis que se tiraram da natureza para aplicar cá em baixo, mas a experiência dá-nos a sabedoria. A sabedoria vem daquilo que se sofreu e viveu. Eu não deito a mão numa chapa porque vejo que está quente, é a experiência. A experiência é o que nos fica, é essa acumulação de conhecimentos vividos e sofridos, mas o que acontece é que hoje as mudanças são são tão rápidas que já é difícil ser-se sábio. É uma vida tão acelerada que vai mais rápida que os nossos sentidos, que estão sempre atrasados face à realidade. É claro que a gente nova é predisposta a aceitar e a receber as coisas porque as recebe de outro modo, mas quando chegada à minha idade, o mundo terá dado tantas voltas que estará como eu, já não sabe nada.

Mas acha que o mundo não tem muito futuro?

Futuro há-de ter, mas toda a matéria é para morrer. Eu estive no México para receber uma medalha e soube que era de prata. E, curiosamente, perguntei: "Então aqui, a medalha é de prata?Isto é um segundo prémio?" E disseram-me: "Não, este é o prémio mais de topo, a prata foi descoberta aqui no México." Então fui ver os maias e havia lá um texto que dizia o seguinte, entre outras coisas: "Semeia para colheres, colhe para comeres, come para viveres." Isto parece simples, mas é profundíssimo, e foi preciso a recente falta de milho para as pessoas ficarem todas aflitas porque não podiam comer dinheiro.»

Excerto do filme "Aniki Bobó"(1942), e excerto de entrevista realizada por João Céu e Silva a Manoel de Oliveira, e publicada no Diário de Notícias de 31/08/2008

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed