Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Leituras dispersas(3)


" - O senhor pensa que lavar-se muito é saudável para a pele e para as entranhas?
O vagabundo, depois de pensar um pouco, deu a sua opinião.
- Pois não, senhor, eu penso que as águas provocam reumáticos, e tifo, e vesânias, e outros males do corpo e da alma, como lombrigas, e sarampo, e paralisia, e que Deus não criou o homem para andar a meter-se nas águas, pois para isso já existem os caranguejos e os besugos, mas sim para andar em terra firme, como as lebres e os cavalos, sem subir pelos ares como a águia, nem percorrer as águas como o tubarão, nem mergulhar nas sementeiras como a toupeira. É isso o que eu penso e posso jurar-lhe, meu amigo, que nunca senti nem soberba nem tentações de sair dos lugares que me foram marcados pela divina Providência.
Dupond concordou com tudo o que o vagabundo dizia e ambos voltaram ao pó donde tinham saído e no qual acabariam por se transformar, talvez para não desencadearem as iras dos céus."

Excerto de " Vagabundo ao serviço de Espanha ", de Camilo José Cela, Trd. Cristina Rodriguez e Artur Guerra, Ed. Asa, Colecção Pequenos Prazeres, 2ª Edição

2 comentários:

Danielle disse...

Que bonito!

vírus disse...

O senhor pensa que lavar-se muito é saudável para a pele e para as entranhas?

Bonito, mas nauseabundo...
Gostei dessa "das entranhas", cheirete!!!!!

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed