Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

" Depois de se ter benzido à porta, avançava pela grande nave, por entre a dupla fila de cadeiras, abria o banco de Mme Aubain, sentava-se e passeava os olhos em volta.
Rapazes à direita e raparigas à esquerda, enchiam os bancos do coro; o padre ficava de pé junto ao púlpito; num vitral da abside, o Espírito-Santo, e por baixo a Virgem, que figurava num outro, de joelhos diante do Menino Jesus; e por detrás do tabernáculo, um grupo de madeira representava São Miguel trespassando o dragão.
O padre fez primeiro um resumo da História sagrada. Félicité julgava o paraíso, o dilúvio, a torre de Babel, cidades em chamas, pessoas a morrer, ídolos derrubados; e desse deslumbramento lhe ficou o respeito pelo Altíssimo e o temor da sua cólera. Depois, chorou ao ouvir a Paixão. Porque o tinham eles crucificado, a ele, que amava as crianças, alimentava as multidões, curava os cegos e quisera, na sua doçura, ir nascer no meio dos pobres, no estrume de um estábulo? As sementeiras, as ceifas, as pisas da uva, todas essas coisas familiares de que fala o Evangelho se encontravam na sua vida, a passagem de Deus santificara-as; e ela amava mais ternamente os cordeiros por amor do Cordeiro, as pombas por amor do Espírito-Santo.
O Espírito-Santo, tinha ela dificuldade em imaginar, porque era não somente ave, mas também fogo, outras vezes um sopro. Talvez seja a sua a luz que volteia de noite, à beira dos charcos, o seu hálito o que empurra as névoas, a sua voz a que harmoniza os sinos. E ficava-se, numa adoração, a gozar a frescura das paredes e a tranquilidade da igreja.
Quanto aos dogmas, nada compreendia nem procurava compreender."


Excerto do conto " Um coração simples ", de Flaubert, incluído no livro "Três contos", Trd. Telma Costa, Ed. Teorema, 1991

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed