Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Crise(2)



R.C. - Apesar dessa inevitabilidade, a verdade é que o continente europeu vive o mais longo período de Paz da sua história, é um espaço totalmente democrático, com uma economia de mercado plena e com muitos sectores capazes de competir numa economia totalmente global.

M.C. - Tudo quanto refere é exacto. Talvez por isso mesmo a Europa «evite» enfrentar as ameaças que estão a acumular-se. O seu êxito económico e social, posterior à Segunda Guerra, não encontra um precedente histórico conhecido.

Mas as bases em que assentou mudaram radicalmente: o grande crescimento da produtividade e da economia, o pleno emprego, o equilíbrio demográfico, a hegemonia da actividade industrial, o eficaz intervencionismo do Estado através das políticas monetária e cambial, alfandegária e orçamental, o controlo do investimento estrangeiro, acabaram.

Tudo isto se perdeu e ainda mais as amplas zonas do mundo que lhe forneciam matérias-primas baratas e lhe compravam uma boa parte das produções industriais.

Nenhum destes factores de prosperidade e de influência política sobrevive hoje. Pelo contrário, temos uma produtividade que cresce muito pouco e economias com modestos comportamentos, desemprego elevado, envelhecimento demográfico, supremacia dos serviços sobre a indústria, dependência externa dos fornecedores de matérias-primas, esvaziamento completo dos poderes de intervenção e de controlo público.

Os europeus pensaram e pensam que todos os benefícios e privilégios eram aquisições definitivas e incondicionadas. Não entenderam que houve alterações profundas no mundo, que impõem novos esforços, renúncias, reformas e sacrifícios.

A expansão sem limites era uma fantasia.

E os dirigentes políticos não o querem explicar porque lhes convém alimentar a esperança de que é sempre possível prometer mais e melhor.

Dizem que isso é «política».

Eu digo que é engano e que trará maus resultados.



Excerto de " O dever da Verdade ", de Medina Carreira e Ricardo Costa, Ed. D. Quixote

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed