Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

terça-feira, 8 de maio de 2007

" Brevíssima relação da destruição de África " - Bartolomé de Las Casas

" 5. Considerações éticas sobre a guerra de conquista das ilhas


É coisa por certo de grande pasmo que nos cristãos haja caído tanta cegueira; pois tendo eles professado respeitar a lei natural e o Evangelho em seu baptismo, e seguir, em tudo no que toca ao trato e à edificação dos outros homens, as pisadas e as obras de seu Mestre e guia Jesus Cristo, uma há e deve haver, que é a de convidarem, atrairem e ganharem, por paz, amor, mansidão e exemplos de virtude, à fé, ao culto, à obediência e à devoção do verdadeiro Deus e Redentor do mundo todos os infiéis sem diferença de seita ou religião, de pecados ou costumes corruptos que tenham; e isto, não da maneira que qualquer um queira representar, mas segundo a forma e o exemplo que Cristo nos deu e instituiu para a sua Igreja e como nós fomos e seríamos se a ele não tivéssemos sido trazidos, ordenando-nos por regra geral que tudo o que quisermos que os outros homens nos façam, lho façamos a eles, e aonde quer que entremos, demos como primeiro sinal nosso, por palavras e obras, o da paz; e que nisto não há destrinças, seja com índios, gentios, gregos ou bárbaros, pois a todos pertence um só Senhor, que por todos sem diferença morreu, e que vivamos dessa maneira e sejamassim as nossas obras para com todos os que nela louvamos o Senhor em que cremos e por via delas adoramos, e não sejamos causa de ofensa ou escândalo para judeus ou gentios, nem para a Igreja de Deus, como S.Paulo promulga, e que sem fazer distinção alguma entre infiéis, não por não serem alguns homens cristãos, mas por serem infiéis, possamos crer e ter como verdade que nos é lícito invadir as terras onde vivem e onde estão seus reinos, indo desassossegá-los e conquistá-los ( para usar o termo que muitos tiranos usam, e apenas significa ir matar, roubar, escravizar, sujeitar e tirar bens e terras de senhorio a quem em suas casas está quedo e mal não fez nem dano ou injúria àqueles de quem isso recebe ), sem considerar que são homens e têm almas racionais, e que os céus e aterra e tudo quanto dos céus provém, como as influências e o que na terra e nos elementos existe, são benefícios comuns que Deus concedeu a todos os homens sem diferença, fazendo-os a todos por igual senhores naturais de tudo isso, como diz S. Mateus: «Solem suum oriri facit super bonos et malos, et pluit super iustos et iniustos », e que a lei divina e seus preceitos negativos. que contra o próximo proíbem cometer injúria ou injustiça, furtar-lhe coisa sua e ainda menos tomá-la pela força, quer sejam bens móveis ou de raiz, suas mulheres ou filhos, a sua liberdade, os seus jumentos, gatos ou cães, ou outra peça qualquer, se entendem também e se estendem a todos os homens do mundo, pequenos e grandes, homens e mulheres, fiéis ou infiéis: pois tudo isto contém a lei de Jesus Cristo.
Quem inventou este caminho de ganhar para Cristo os infiéis e trazê-los ao seu conhecimento e incorporá-los no redil da sua universal Igreja, creio eu e sei-o de bom saber que não ( foi ) Cristo, antes, e mui claramente e sem rodeios, em seu Evangelho o condena. "

Excerto da " Brevíssima relação da destruição de África ", de Bartolomé de Las Casas, Trd. Júlio Henriques, Ed. Antígona

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed