Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Celebrar a vagina*

" As vaginas têm sido muito injustamente descuradas ao longo dos tempos. E isso é tanto triste quando se tem em conta que, ainda que nem todos tenhamos saído de uma delas, uma parte de nós terá sempre por lá entrado. assim, não deixa de ser estranho, chocante quase, que tão pouca importância se tenha dedicado a essa parte fundamental da anatomia feminina e humana.
As responsabilidades, se aqui as quisermos apontar, estão do lado dos homens. Fascinados, mas igualmente receosos em relação a esse obscuro objecto de desejo, sede do acto de criação supremo, os homens sempre optaram por manter as vaginas bem escondidas do olhar perscrutador da ciência.. Há que não esquecer, afinal, que até há muito pouco tempo, a investigação era um mundo eminentemente masculino.
Claro que existem honrosas excepções. Homens como Gabriele Falloppio(1523-1562), William Masters(com a sua mulher Virginia Johnson) e em particular Ernest Graffemberg( o do famoso ponto G) vasculharam a vagina em profundidade e descobriram algumas das suas geniais características e potencialidades. Agora, porém, chegou a hora de as mulheres tomarem a responsabilidade pelo bem-estar das vaginas nas suas mãos. Uma ginecologista norte-americana, a dra. Lauri Romanzi, farta de ver vaginas maltratadas e de ter que as sanar, decidiu abrir um Vagina Spa em Nova Iorque. O principal objectivo de tal spa é o de ajudar as mulheres a cuidarem das suas partes íntimas de forma a valorizá-los e a prevenir problemas ginecológicos futuros. Uma das técnicas que a dra. Romanzi utiliza para o efeito é o método de Kegel, desenvolvido por outro investigador que de todo o direito deverá ser incluído na lista de homens amigos da vagina.
Arnold H. Kegel desenvolveu um conjunto de exercícios destinados a reforçar os músculos pélvicos em mulheres que sofriam de incontinência urinária após o parto. Mas, maravilha das maravilhas, as mulheres que passavam por este processo descobriram-se a ter orgasmos fabulosos como efeito secundário. Claro que depressa se começaram a direccionar os exercícios Kegel especificamente para esse objectivo, agora tornado principal.
Uma das grandes vantagens desses exercícios é que podem ser realizados virtualmente em qualquer lugar e circunstância: no escritório, durante o jantar de família, na sala de espera do dentista ou até - vade retro - durante a missa.
A dra. Romanzi está, portanto, no caminho certo. Nova Iorque, sempre na vanguarda de coisas modernas e vagamente extravagantes, já havia recebido no ano passado o Festival da Vagina, num conjunto de eventos que celebraram a genitália feminina em todo o seu esplendor. Afinal, o pénis já teve bem mais do 15 minutos de fama. Agora é a vez da vagina."

* Artigo de Nuno Godin, publicado na Pública de 16/11/2008

1 comentário:

Tinta Azul disse...

O Anatomista

De Federico Andahazi


Um livro extraordinário sobre a sua descoberta.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed