Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Beber em família


An excerpt from "Volcano: An Inquiry into the Life and Death of Malcolm Lowry," available on the Criterion Collection edition of "Under the Volcano." Richard Burton reads Lowry's writing.

" Mas a verdade é que toda a família bebia de forma excepcional. O velho Taskerson, homem bondoso e inteligente, que perdera o único filho, que parecia ter herdado um pouco do talento literário do pai, ia sentar-se, todas as noites, pensativo, no escritório, com a porta aberta, bebendo a todas as horas, com os gatos ao colo e o jornal da tarde, que ele manejava bruscamente, numa distante desaprovação pelos outros filhos que, por sua vez, se ficavam a beber copos a fio na sala de jantar. A srª Taskerson, que, na sua terra, se mostrava uma mulher diferente, talvez por nela sentir menos a necessidade de causar boa impressão, deixava-se ficar junto dos filhos, com o bonito rosto corado e com um ar meio repreensivo, meio jovial sem, no entanto, deixar também de esvaziar o seu copito às escondidas. É certo que os rapazes geralmente lhe levavam um grande avanço. Não que pertencessem ao número dos indivíduos que andam a cambalear pelas ruas. Todos estavam de acordo quanto ao seguinte ponto de honra: quanto mais bêbedos estivessem, mais se lhes impunha a necessidade de parecerem perfeitamente lúcidos."

Excerto de " Debaixo do Vulcão ", de Malcolm Lowry, Trd. Virgínia Motta, Ed. Livros do Brasil

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed