Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

...todas as noites Deus limpa...


"Há um ditado na Argentina segundo o qual todas as noites Deus limpa a porcaria que os argentinos fazem durante o dia. Parece que os nossos dirigentes estão a contar com uma coisa assim. Mas não vai funcionar. As coisas andam tão depressa que a própria inacção é um dos piores erros. A experiência de dez mil anos da vida instalada vai-se manter ou cair conforme o que façamos, e o que não fizermos, agora. A reforma de que precisamos não é anti-capitalista, anti-americana, ou mesmo profundamente ambientalista; é simplesmente a transição do pensamento a curto prazo para o pensamento a longo prazo. Da agitação e do excesso para a moderação e os princípios preventivos.


A grande vantagem que temos, a nossa melhor oportunidade de evitar o destino das sociedades passadas, é que sabemos sobre elas. Podemos ver como e porquê foram pelo caminho errado. O Homo sapiens tem as informações para se conhecer como é: um caçador da Idade do Gelo apenas semi-desenvolvido intelectualmente; esperto, mas raramente inteligente.


Estamos agora num estágio em que os habitantes da Ilha da Páscoa ainda podiam ter parado o corte e os entalhes sem sentido, podiam ter juntado as sementes das árvores para as plantar longo do alcance dos ratos. Temos as ferramentas e os meios para partilhar recursos, limpar a poluição, oferecer cuidados básicos de saúde e de controle de natalidade, determinar limites económicos compatíveis com os limites naturais. Se não fizermos essas coisas agora, enquanto prosperamos, nunca seremos capazes de fazê-las quando os tempos se tornarem difíceis. O nosso destino fugir-nos-á das mãos. E antes que este nosso século cresça de mais entraremos numa era de caos e colapso que fará parecer insignificantes as idades das trevas do nosso passado.


Agora é a nossa última oportunidade de fazer o futuro como deve ser."



Excerto de "Breve História do Progresso"(2004), de Ronald Wright, Trd. José Couto Nogueira, Ed. Dom Quixote

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed