Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

domingo, 11 de novembro de 2007

Em breve as flores desapareceram da sua relação...

Medicine (Hygieia) - Klimt
" Encontravam-se sempre ao ar livre. Namoravam em todas as ruas suburbanas de Trieste. Depois dos primeiros encontros, abandonaram Sant´Andrea, que era muito frequentado e, por algum tempo, preferiram a estrada de Opicina, ladeada de frondosos castanheiros, larga e solitária, uma subida lenta quase imperceptível. Paravam junto de um pequeno muro que se tornou a meta dos seus passeios, só por aí se terem sentado a primeira vez. Beijavam-se demoradamente, a cidade a seus pés, muda, morta, como o mar, que lá de cima nada mais era senão uma grande extensão de cor misteriosa, indistinta: e na imobilidade e no silêncio, a cidade, o mar e as colinas pareciam formar um único todo, a mesma matéria moldada e pintada por um artista excêntrico, dividida e cortada por linhas formadas por pontinhos amarelos, as luzes das ruas.
A luz da lua não lhes alterava a cor. Os objectos, cujos contornos se tornavam mais nítidos, não se iluminavam, velavam-se de luz. Pairava sobre eles uma luz branca e imóvel, mas por baixo a cor dormia, entorpecida, fosca, e até no mar, que agora deixava entrever o seu eterno movimento, brincando com os reflexos prateados à sua superfície, a cor se calava, adormecida. O verde das colinas e as cores do casario mergulhavam na obscuridade e a luz exterior, livre e estranha, era um eflúvio que saturava o ar, branca e incorruptível, porque nela nada se fundia.
A luz da lua parecia encarnar no rosto tão próximo da rapariga, substituindo a sua cor rosada de criança, sem atenuar a palidez difusa que Emílio julgava sentir com os lábios; todo esses rosto se tornava austero e, ao beijá-lo, Emílio sentia-se mais corruptor do que nunca. Era a luz branca e casta que ele beijava.
Depois preferiram os pequenos bosques da colina do Caçador; sentiam cada vez mais necessidade de se isolarem. Sentavam-se ao pé de uma árvore e comiam, bebiam e beijavam-se. Em breve as flores desapareceram da sua relação, dando lugar aos doces que ela acabaria por recusar para não estragar os dentes. Seguiram-se os queijos, as carnes frias, as garrafas de vinho e de licores, coisas já muito dispendiosas para a magra bolsa de Emílio."
Excerto de " Senilidade ", de Italo Svevo, Trd. Maria Luísa de Freitas, Ed. Planeta de Agostini, Biblioteca Escritores Estrangeiros da Actualidade,2002

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed