Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

domingo, 15 de julho de 2007

Ser, ou não ser...

" Entretanto, não podendo ir a correr para Miragno, ou pelo menos para Oneglia, tinha de ficar naquela bonita situação, encerrado numa espécie de parênteses de dois, três dias, e talvez até mais: estava morto em Miragno, como Mattia Pascal; estava morto em Roma, como Adriano Meis.
Não sabendo que fazer e esperando distrair-me um pouco de tanta consternação, fui passear esses dois mortos pelas ruas de Pisa !
Oh, foi um passeio agradabilíssimo! O Adriano Meis, que já lá estivera, quase que queria servir de guia e de cicerone ao Mattia Pascal; mas este, oprimido por tantas coisas que lhe davam a volta à cabeça, repelia-o com maneiras sombrias, sacudia um braço como que para enxotar para longe aquela sombra odiosa, cabeluda, de sobretudo, com o enorme chapéu de abas largas e de óculos.
« Vai-te embora ! Vai-te embora ! Volta para o rio, afogado !»



Bonnie 'Prince' Billy "Cursed Sleep"

Mas recordava que o Adriano Meis, passeando dois anos antes pelas ruas de Pisa, também se sentira importunado, incomodado da mesma maneira, pela sombra igualmente odiosa do Mattia Pascal, e queria com o mesmo gesto enxotá-lo dali, afogando-o novamente na levada do moinho, lá na Stìa. O melhor era não dar confiança a nenhum dos dois. Ó branca torre de Pisa, tu podias pender para um lado, mas eu, entre os dois, não podia pender nem para um lado nem para o outro. "

Excerto de " Ele foi Mattia Pascal ", de Luigi Pirandello, Trd. José J.C.Serra, Ed. Cavalo de Ferro

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed