Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Visita do Papa ao Brasil

Observe nas cenas, o indivíduo branco barbudo entre os índios. Ele é Hans Staden, um europeu que viveu entre os Tupinambás após ter naufragado com seu navio no litoral de São Vicente em São Paulo. Outra cena do ritual. Após ser separado em partes o prisioneiro era assado e depois consumido por todos. Pelo requinte no detalhamento da cena, observa-se claramente a exaltação do Europeu pelo mórbido e como forma de tratar os brasileiros como bárbaros. Gravura de Theodore de Bry feita por volta de 1540.
Ilustração de uma cena de canibalismo conforme relato de Hans Staden, um Europeu que conviveu com os índios na época do descobrimento. Estes relatos, a nosso ver eram muito fantasiosos e refletiam mais um desejo pelo exótico fantástico do povo europeu, que a realidade dos nossos antepassados. De acordo com relatos dos primeiros Europeus que por aqui passaram, principalmente Jean de Léry, um calvinista francês, os Tupinambás comiam seus adversários e acreditavam que com isso o espírito guerreiro do inimigo se incorporava ao seu. Gravura de Theodore de Bry feita por volta de 1540.

Bento ameaça os traficantes com o Inferno



Entretanto, na favela:


Adilson: Ô Zé, ‘tá aqui um cara dizendo que a gente vai p’ró inferno, Zé!


Zê Carioca: Quê?! Mete chumbo nele. ‘Tá esperando o quê?


A: Não Zé! O cara ‘tá na televisão.


ZC: Mas quem é esse cara, pô?


A: Não sei, ué! Mas diz ali que é alemão. É um cara esquisito à bessa, Zê.


ZC: Alemão e esquisito? Q’isso tem de mais, Adilson! Alemão é sempre esquisito. Deixa disso, homê, e vem aqui enrolar a maconha ou é você que leva bala.


Os evangelistas estão a conquistar o Brasil aos católicos. Não é de admirar. Bento chega e não sai do púlpito. Diz que o liberalismo é mau, quando o Brasil continua a crescer e a reduzir a pobreza devido ao tal liberalismo global (BRIC, Bento, Bric). E, oh terror, ameaça com o inferno os traficantes de droga. “Aposto que os caras já ‘tão tremendo” - é o que dirá, com cinismo, o povo brasileiro perante esta corajosa investida papal. O autismo católico é grande. Naturalmente, as pessoas reorientam as suas preces e rezas para quem dá uma resposta real ao seu dia-a-dia, os evangelistas. Se eu fosse dado a crenças, faria o mesmo.
Posted 14.5.2007 by Henrique Raposo

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed