Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

quinta-feira, 28 de maio de 2009

« - Há uma certa diferença entre a Santa Igreja e Jesus. E S. Paulo, se me autoriza a dizê-lo, é, aos meus olhos, o continuador, mas também o falsificador de Jesus. Primeiro, há aquela súbita passagem de Saulo a Paulo! Como se não conhecêssemos já bem demais esses fanáticos apaixonados que trocam uma fé por outra no espaço de uma noite! São moralistas que resmungam os seus dez mandamentos. Mas Jesus não era um moralista. Lembre-se do que ele disse quando o censuraram por não celebrar o Sabbat. Jesus gostava das mulheres! E consegue imaginar S. Paulo sob a aparência de um amante? S. Paulo condenar-me-ia porque eu gosto das mulheres. Mas Jesus não. Não vejo nada de mal no facto de se gostar de mulheres, de muitas mulheres, e de se ser amado pelas mulheres, por muitas mulheres.»


Excerto de " A Valsa do Adeus ", de Milan Kundera, Trd. Miguel Serras Pereira

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed