Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

domingo, 26 de abril de 2009

«Não quis ser escritor, mas quis ser santo. Influências bíblicas abundam na sua poesia.

Quando era jovem, gostava do Cântico dos Cânticos. Tinha aquele conteúdo carnal... Eu tinha uma namorada e uma Bíblia; Salomão fala dos seios de Sulamita: " Os teus seios são como duas pombas, para não falar do que está dentro. " E na minha Bíblia tinha uma nota de rodapé: " Entenda-se os dois seios da Igreja, a Moral e a Doutrina. " Eu dizia à minha namorada: " Hoje tens mais Doutrina que Moral ". Depois também me interessei pelo Apocalipse. Mais velho, pelos livros do Antigo Testamento. O meu evangelho era o de São Mateus. O Pasolini é que fez um grande filme, Il vangelo secondo Matteo


1) Excerto de entrevista de Anabela Mota Ribeiro a Manuel António Pina, publicada na Pública, 26/04/2009.
2) Excerto do filme "Il Vangelo secondo Matteo"(1964), de Pasolini.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed