Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

terça-feira, 1 de julho de 2008

Direito à exaltação!

" Não posso pensar na sua vida como inútil. Embora saiba que os artistas são de uma forma geral propensos a um certo sofrimento existencial.

Os artistas são muito vulneráveis à dor da finitude da vida, sim. Durante os anos oitenta tive concertos inesquecíveis, e no dia seguinte chorava. Na altura não compreendia por que estava tão triste no dia a seguir ao concerto exaltante. Era uma espécie de depressão pós-parto, experimentar a exaltação máxima e, no dia seguinte, constatar que tinha passado e nunca mais se repetiria. Há aqui uma relação complicada com a passagem do tempo. Estes altos e baixos de intensidade, sobretudo na vida dos artistas(Schumann, por exemplo, era um tipo muito depressivo, enlouqueceu e fez várias tentativas de suícidio; Churchill também, fazia um discurso de uma enorme intensidade e depois caía num vazio insuportável), devem ser o preço a pagar pelo direito à exaltação."


Excerto de entrevista de António Pinho Vargas, efectuada por Sarah Adamopoulos, para a Notícias Magazine

António Pinho Vargas -" Dança dos pássaros "(1987)

2 comentários:

titofarpas disse...

Passei por aqui e adorei o blog.
Parabéns e felicidades

mdsol disse...

Lançou agora um disco novo.
:)

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed