Luís António Cardoso da Fonseca Mail: luiscardosofonseca@hotmail.com

domingo, 10 de junho de 2007

Memórias da Condessa de Mangualde


Estou a ler este magnifico livro, que retrata as incursões monárquicas entre 1910/1920, após a instauração da República.
Pelo pitoresco não resisto a transcrever parte de uma carta do Conde de Mangualde, enviada à sua esposa:
" No meio disto há uma frase que se tem tornado famosa entre nós, é a de um desgraçado meu antigo condiscípulo que resolveu grandes empenhos para se incorporar no meu grupo. Acedi. Começou a marcha aos tropeções pela idade e cansaço e dores nos pés. Lá seguiu como pôde, quase sempre atrás de todos, até que em Cazares recebemos o ataque da cavalaria de Chaves. Ele logo que avistou a cavalaria deitou a fugir para Espanha e consta que dizendo: «Quem me mandou a mim ser patriota! » "

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

" Muitas vezes, meu caro senhor, as aparências iludem, e quanto a pronunciar uma sentença sobre uma pessoa, o melhor é deixar que seja ela o seu próprio juiz. " Robert Walser

FEEDJIT Live Traffic Feed